IGCAL | Novo projeto da Cáritas de Coimbra será lançado na Finlândia

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai estar em Kauniainen – Finlândia, entre os dias 28 e 31 de outubro, para participar na kick-off meeting do projeto IGCAL. Este novo projeto é financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, na área da educação de adultos.

Além da Cáritas de Coimbra, são parceiros do projeto ICGAL a AFEdemy (Holanda), a University for Adult Education Celje (Eslovénia) e a Työväen Akatemia (Finlândia), que é o parceiro coordenador e que irá receber a primeira reunião de trabalho. Durante dois anos, estas entidades irão promover parcerias estratégicas para melhorar a orientação e o aconselhamento na educação de adultos. Nesta primeira reunião, a Cáritas de Coimbra será representada por Flávia Rodrigues, Natália Machado e Goreti Oliveira do Departamento de Inovação.

Com o objeto de aumentar a qualidade da educação das pessoas em idade adulta, o IGCAL propõe desenvolver uma ferramenta pedagógica para mapear os parâmetros de aprendizagem básicos dos alunos adultos e, assim, apoiar a criação e o acesso a percursos de qualificação profissional. Esta ferramenta irá ampliar e desenvolver as competências de educadores e outros funcionários que apoiam estes formandos. Pretende-se, assim, dar bases aos educadores para que sejam capazes de incentivar adultos e pessoas de outras faixas etárias, em situação de baixa qualificação, a progredir e aumentar a sua instrução e competências.