Livro do CES “Desafios Demográficos: O Envelhecimento” tem capítulo da Cáritas de Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem um artigo publicado no livro do Conselho Económico e Social – “Desafios Demográficos: O Envelhecimento” – onde alerta para a necessidade de implementar Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis.

O envelhecimento populacional é uma realidade em Portugal e em todos os países desenvolvidos. Este fenómeno é um desafio demográfico, mas também social, económico, cultural e de saúde.

Muitos dos fatores que contribuíram para o envelhecimento são positivos, como a melhoria dos cuidados de saúde, a diminuição dos níveis de pobreza ou o aumento da esperança média de vida. Mas traz também a necessidade de encontrar novas respostas, que vão além do prolongamento dos anos de vida e se focam sobretudo na melhoria da qualidade desses anos.

Apesar da esperança média de vida em Portugal estar nos 81 anos, a expectativa de número de anos saudáveis é muito baixa. Segundo o European Health Report de 2018, Portugal ocupava o 26º lugar, entre 30 países, no indicador que mede o número de anos saudáveis aos 65 anos (7 anos de vida saudável para os homens e 5 para as mulheres). Torna-se fundamental que a sociedade esteja organizada para aproveitar e incluir as pessoas mais velhas.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, contribuiu para o livro com o artigo “Caminhar para a implementação de Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis”, reforçando a ideia de que “tornar as cidades e as comunidades amigáveis para todas as idades é uma das abordagens políticas mais eficazes para responder às mudanças demográficas”. Inserido no capítulo SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, este artigo tem por base o trabalho desenvolvido pela Cáritas de Coimbra no âmbito das Redes Temáticas que coordena.

A Rede SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments, aprovada em 2018 pela Comissão Europeia e que a Cáritas Coimbra coordena em parceria com a AFEdemy, envolve como parceiros 10 grandes redes europeias e mais 170 organizações de toda a Europa. O objetivo passa por alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção em termos de políticas e financiamento, articuladas com um sistema de saúde e apoio social integrado, mais eficiente, com melhor qualidade a um menor custo, e com ganhos para a qualidade de vida dos cidadãos.

Na sequência da Rede Europeia SHAFE, e considerando o contexto português, a Cáritas de Coimbra associou-se à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a um conjunto alargado de parceiros nacionais para criar a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis. Esta Rede de carácter nacional reúne organizações comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas. O consórcio procura promover ativamente a colaboração entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais nesta temática.

O livro “Desafios Demográficos: O Envelhecimento” já se encontra disponível online AQUI.