Notícias

Novas recomendações da Iniciativa da Comissão Europeia sobre Cancro de Mama (ECIBC)

A Cáritas de Coimbra está associada à Iniciativa da Comissão Europeia sobre Cancro de Mama (ECIBC), enquanto potencial agente de contributos para a disseminação de boas práticas e guidelines para efeitos de rastreio e tratamento.

A Iniciativa da Comissão Europeia sobre Cancro de Mama (ECIBC) lançou 17 novas recomendações, fornecendo agora acesso a um total de 40 recomendações sobre o rastreio e o diagnóstico do cancro da mama, anunciadas também através do website JRC (EU Science Hub).

As recomendações publicadas abordam:

  • Frequência com que mulheres de diferentes faixas etárias, sem sintomas e que não apresentam um risco alto de cancro da mama, devem realizar mamografias de rastreio periódicas
  • Forma mais adequada para convidar mulheres para um rastreio e informá-las sobre os benefícios e os malefícios
  • Estratégias de comunicação eficaz com grupos vulneráveis, como estrageiros, mulheres socialmente desfavorecidas ou com deficiência intelectual
  • Tipo de exame a ser realizado de forma a avaliar mulheres com lesões suspeitas descobertas durante as mamografias de rastreio
  • Auxílio no planeamento cirúrgico de mulheres com lesões cancerígenas: por exemplo: o uso de um clipe de marcação (dispositivo de 2-3mm, visível em diferentes técnicas de imagem, colocado no tecido mamário para localizar onde é preciso fazer a excisão).

O trabalho de desenvolvimento de diretrizes o ECIBC está planeado para ser concluído em 2019, com um total de 80 recomendações disponíveis publicamente e adaptadas a três grupos:

  1. Profissionais de saúde
  2. Pacientes/indivíduos
  3. Formuladores de políticas

Os tópicos abordados incluem estratégias sobre a organização de programas de rastreio, tipos de testes a serem fornecidos, leitura de mamografias, métodos de diagnóstico, como comunicar resultados e formação de profissionais envolvidos no rastreio e no diagnóstico do cancro da mama.

De acordo com as metas do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, estas recomendações visam ajudar as mulheres a serem mais bem informadas e a orientar os formuladores de políticas e profissionais de saúde a planear, organizar e fornecer serviços de luta contra o cancro da mama mais eficazes e acessíveis.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional