Notícias

Reunião da Rede Portuguesa decorreu em parceria com o Fórum Portugal Economia Social

A terceira reunião participativa da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, da qual a Cáritas Diocesana de Coimbra é coordenadora em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), decorreu no passado dia 10 de dezembro no Centro de Congressos de Lisboa (CCL), inserida no “Portugal Economia Social 2019” – fórum nacional sobre Empreendedorismo e Inovação Social.

A Rede Portuguesa incorpora mais de 70 organizações oficialmente registadas como Membros, reunindo parceiros de todas as regiões de Portugal comprometidos com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.

Embora privilegie a participação dos membros da Rede, a reunião contou com a presença de novas entidades que demonstram interesse pela temática e métodos de trabalho. A sessão de trabalho serviu para debater as ações estratégicas em curso, que seguem o Plano de Ação do ano de 2019. O Plano do corrente ano identificou os desafios para cada uma das áreas temáticas definidas, nomeando várias ações a desenvolver para atingir os objetivos. Além de apresentar os participantes e os responsáveis das ações em cada área e atividade, o documento também identifica os outputs e resultados, que foram alvo de um workshop no encontro, dinamizado pelos vários Grupos de Trabalho.

Tal como foi referido anteriormente, esta reunião aconteceu em articulação com o evento Portugal Economia Social, que decorreu ao longo dos dias 10 e 11 no CCL

No segundo dia do fórum, o 3º Painel – Envelhecimento sustentável e projetos internacionais contou com a participação da Cáritas Diocesana de Coimbra. Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da instituição, que é também Vice-Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas e Coordenadora Técnica da Rede Portuguesa, foi a keynote speaker da sessão. João Apóstolo, da ESEnfC, foi um dos oradores deste painel enquanto representante da Rede Portuguesa, da qual é Coordenador Científico.

 

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional