Semana Cáritas decorreu sob o tema “Juntos numa só família humana”

Na semana de 17 a 24 de março, celebrou-se em todo o país a Semana Nacional Cáritas, sob a temática “Juntos numa só família humana”, que integrou a realização de um Peditório Público em todo o país. Na Diocese de Coimbra, a  Cáritas Coimbra promoveu uma caminhada noturna solidária, com o objetivo de abraçar todos os imigrantes e refugiados que tiveram de abandonar o seu lar por estarem à mercê de fatores estruturais e contingentes.

Através da disponibilidade e participação de 343 voluntários, entre os dias 21 e 24 de março, realizou-se o Peditório Púbico nas diferentes superfícies comerciais de mercados dos diversos concelhos da diocese de Coimbra. A Cáritas de Coimbra associou-se este ano ao Centro de Acolhimento João Paulo II, sediado na paróquia de São José em Coimbra, colaborando e potenciando um trabalho que já está a ser feito no terreno junto de imigrantes e refugiados, com reconhecido mérito, através do seu Projeto “Apoio Imigrante”. Através da generosidade e espírito solidário da comunidade foi possível angariar 22.149,89€ que reverterão ma totalidade para o Centro João Paulo II. Este valor traduz um aumento de 31.22% relativamente ao valor alcançado no ano transato (16.751,62€) e 11,43% em relação a 2017 (19.726,99€).

No dia 23 de março, a caminhada realizada contou com a presença de quase meia centena de participantes e registou momentos de pausa e  de silêncio, com o propósito de homenagear e relembrar os migrantes e refugiados de todo o mundo e, em especial, o povo de Moçambique que desde a passagem do ciclone Idai, a 12 de março, vive momentos de grande aflição e desespero.

A jornada teve início às 21h15, com os participantes a caminharem com uma vela simbólica pelo Parque Manuel Braga e Ponte Pedro e Inês, terminando no Mosteiro de Santa Clara. Durante este percurso, o Sr. António Freire interpretou uma melodia da sua gaita de foles e, após chegarem ao destino, teve lugar um momento musical de encerramento com a atuação do Grupo de Cantares de Vila Seca.

A Cáritas Diocesana de Coimbra agradece a todos os voluntários, comunidade participante, superfícies comerciais e colaboradores a disponibilidade, presença e solidariedade manifestada nestas iniciativas. “Juntos numa só família humana” no alcance de um verdadeiro desenvolvimento humano, alicerçado na defesa do bem comum e na construção de uma cultura de paz.