SmartWork garante presença da Cáritas de Coimbra em PETRA

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai estar presente nos dias 5 a 7 de junho na conferência PETRA, em Rhodes – Grécia, no âmbito do projeto SmartWork.

O projeto Smartwork, financiado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, visa desenvolver e validar soluções digitais inovadoras para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, considerando eventuais condições de saúde relacionadas com a idade.

A conferência Tecnologias Relacionadas com Ambientes Assistidos (PETRA) é um evento interdisciplinar que foca as abordagens computacionais e da engenharia para melhorar a qualidade de vida e o desempenho humano numa ampla variedade de ambientes, tais como no local de trabalho, em casa, espaços públicos, ambientes urbanos, entre outros. A Cáritas Coimbra irá participar enquanto membro do Comité Organizador (Carina Dantas faz parte do Comité Científico) de um dos workshops da Conferência e Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas Coimbra, irá apresentar dois artigos publicados nas áreas da Ética e do uso de novas tecnologias por pessoas mais velhas em ambiente laboral.

O evento reúne diferentes tipos de tecnologias que abordem importantes questões sociais e de saúde para grupos mais sensíveis, tais como idosos e pessoas que sofrem de doenças crónicas. Petra 2019 constitui assim uma excelente oportunidade para a disseminação do Smartwork entre investigadores e inovadores com o objetivo comum de promover o Envelhecimento Ativo e Saudável.