“Trilhos com Sentido”

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem na resposta social ao nível da educação as famosas atividades “Trilhos com Sentido” que se realizam habitualmente durante os períodos das férias escolares.

Ao longo dos últimos anos, têm sido várias as iniciativas realizadas nas férias de Natal, Páscoa e verão, visando promover a ocupação das crianças, adolescentes e jovens em ambientes acolhedores, protegidos e em contacto com a natureza, pessoas e comunidades diferentes.

“Trilhos com Sentido” são excelentes oportunidades para os participantes obterem experiências ao nível do saber “SER” e do saber “ESTAR” quer na relação consigo mesmo, quer com os outros, quer ainda com a realidade que envolve os adolescentes e jovens. Para além disto, são momentos em que os utentes podem desafiar as suas capacidades, as suas qualidades e o seu potencial humano, reconhecendo e tentando ultrapassar os seus medos,  frustrações, angústias e dúvidas.

Em todas as atividades os adolescentes e jovens são orientados e monitorizados por uma equipa de adultos, que se preocupam em organizar programas de ocupação específicos para os grupos de diferentes faixas etárias.