Notícias

Velho pode ser bom? A crónica do 5º país

O envelhecimento é o tema do artigo escrito por Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra.

“Temos discutido timidamente o envelhecimento. O que não discutimos é a estratégia concertada de médio e longo prazo para transfigurar o país de acordo com esta nova realidade, explorando as suas oportunidades.”

No estudo da Euromonitor International, a referência a populações mais envelhecidas é elaborada com base no rádio de dependência. Este ranking vem dizer que a nossa natalidade é extraordinariamente baixa e que temos cada vez menos pessoas em idade laboral, em parte devido à emigração nos últimos anos.

As Nações Unidas preveem que em 2030 Portugal suba para o terceiro lugar enquanto país mais envelhecido do mundo, com idade média de 50,2 anos. Como consequência haverá implicações para o nosso sistema de pensões e segurança social. Assim como adicional pressão no Serviço Nacional de Saúde.

O artigo relata a falta de estratégia para transfigurar o país de acordo com esta realidade. É preciso uma estratégia de políticas públicas que garanta a sustentabilidade do setor social e da saúde, e que permita e incentive a adoção de novos modelos, que assegurem melhores cuidados aos cidadãos e às famílias – na saúde, social, comunitário, tecnológico e infraestruturas. É necessária a criação de serviços personalizados e adequados às necessidades de cada pessoa, que potenciem a prevenção e detrimento do tratamento e da medicação.

Irá ser realizada uma proposta conjunta, a dez anos, que tome medidas sérias nestas várias áreas em simultâneo e para assim podermos criar condições para que as pessoas sejam felizes, bem cuidadas e possam criar valor nas suas comunidades, mesmo num país envelhecido.

Estes temas, e muitos outros complementares ao contexto da Economia Social, estiveram em debate no “Fórum Empreendedorismo e Inovação Social”, integrado na edição de 2019 do Portugal Economia Social, que se realizou entre 10 e 11 de dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Leia tudo em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/velho-pode-ser-bom-a-cronica-do-5o-pais-523352?utm_term=Edicao+da+Manha%3A+Economia%2C+Negocios+e+Politica&utm_campaign=Jornal+Economico&utm_source=e-goi&utm_medium=email

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional