Campanha em tempo de pandemia resultou em mais de 600 produtos

Numa época em que aumentaram os pedidos de ajuda que chegam diariamente à Cáritas de Coimbra, realizou-se ontem, 19 de maio, uma campanha de recolha de bens na loja Auchan do Alma Shopping.

A pandemia da COVID-19 que se vive no país e no mundo veio agravar ainda mais as dificuldades das pessoas e famílias que já se encontravam em situação de carência económica e social. Surgiram também muitos novos casos de pessoas que recorrem pela primeira vez ao auxílio da Cáritas de Coimbra.

Esta campanha foi atípica, no sentido em que foi necessário estabelecer medidas de distanciamento social, bem como cuidados de higienização com os materiais utilizados e utilização de equipamentos de proteção individual. Toda esta preparação condicionou a partilha de sorrisos entre os voluntários da Cáritas de Coimbra e as pessoas que gentilmente contribuíram para esta campanha. A vontade de ajudar foi mais forte e, apesar de todos os cuidados e recomendações, o desafio foi superado.

Apesar da redução significativa de clientes que se deslocam à loja nesta época, a receção à campanha foi muito positiva e a prova de que a comunidade continua a manifestar o seu apoio e solidariedade nos momentos mais difíceis. Foram angariadas 616 produtos alimentares e de higiene, no valor de 653,38€.

Nesta ação promovida pelo Centro de Apoio Social – CAS, da Cáritas de Coimbra, estiveram presentes duas voluntárias que pela primeira vez se viram obrigadas a recorrer à ajuda da instituição, mas que ainda assim não quiseram deixar de contribuir participando na campanha. Uma das voluntárias referiu que foi com muito carinho e respeito que fez parte da iniciativa. “É muito bom saber que existe esta instituição, à qual pedi auxílio num momento difícil da minha vida, mas é melhor ainda saber que pude de alguma maneira ajudar a Cáritas a ajudar outras pessoas. Vim de coração cheio ao ver a quantidade de humanismo que existe! Grata por tudo!”, referiu a participante.

Também uma outra voluntária na mesma situação deixou o seu testemunho agradecendo a oportunidade de “ajudar a ajudar”. A participante referiu que “É uma grande felicidade ver as pessoas a contribuírem com o que podem. E depois de ter precisado e de ter recebido esta ajuda, vejo sem dúvida estas ações com outro  valor. Bem haja!”

Os bens angariados vão ser distribuídos pelas pessoas e famílias, em situação de necessidade emergente, apoiadas pelo CAS. A Cáritas de Coimbra deixa o seu agradecimento à loja Auchan que permitiu a realização desta iniciativa, bem como a todos os clientes que umas vez mais surpreenderam os voluntários com a sua generosidade.