Cáritas Coimbra liderou o Conselho de Ética do projeto Toilet4me2

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a colaborar no projeto Toilet4me2, particularmente no acompanhamento das questões éticas associadas ao projeto, nomeadamente fornecendo supervisão e orientações aos pilotos que decorrerão em cinco países europeus. Está também a desenvolver a metodologia de recolha de requisitos dos utilizadores terciários / stakeholders, que sará aplicada pelo consórcio nos países envolvidos.

Na sequência dessas atividades, realizou-se no dia 14 de outubro de 2020 a primeira reunião do Comité de Ética do projeto, presidido por Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação.

Este Comité tem como objetivo reunir peritos na área e representantes de utilizadores finais para debater os aspetos essenciais a ter em consideração para a proteção dos interesses e direitos dos participantes do projeto.

Esta reunião constituiu uma oportunidade para os participantes reverem a documentação da fase de cocriação do projeto e discutirem a importância de envolver os utilizadores finais desde o início do projeto. Foram também prevenidas eventuais questões que possam surgir no desenvolvimento do piloto em consequência da pandemia da COVID-19.

A próxima reunião do projeto Toilet4me já está planeada e vai acontecer antes da fase de testes do piloto.