Cáritas Coimbra realizou nova formação de curta duração no âmbito do projeto AVIK
A Cáritas de Coimbra está a participar desde 2018 no projeto AVIK, projeto co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, que tem como objetivo a transferência de três modelos de boas práticas que facilitem a integração social de refugiados, migrantes e pessoas de etnias diferentes em países da Europa.
Ao projeto AVIK foram impostas muitas limitações na sua implementação devido à pandemia da COVID-19, que não permitiu que os parceiros do projeto se reunissem em maio de 2020 em Coimbra para assistirem presencialmente às formações de curta duração com colaboradores da Cáritas de Coimbra.
A Cáritas de Coimbra encontrou soluções, realizando em julho duas sessão de formação com colaboradores que permitiram transmitir-lhes as três boas práticas resultantes do projeto, para que as possam implementar futuramente nos seus atendimentos e acolher da melhor forma refugiados, migrantes e pessoas de outras etnias.
Desta vez, sete elementos da equipa de Acompanhamento de Processos de Rendimento Social de Inserção, protocolada com a Segurança Social, ficaram a conhecer o “New Start”; o “Dinner Club” e o “Diversonopoly”, que se pretende que reproduzam com um uso educacional, de forma a instruírem o seu público alvo.
Foi feita uma apresentação do “New Start”, um manual que visa o desenvolvimento de educadores e formadores de adultos, fornecendo diretrizes, técnicas e materiais de formação necessários aos refugiados e migrantes para uma integração ideal na sociedade da Europa. Ao usar este manual, em contexto de sala de aula ou em pequenas reuniões, os participantes podem ter uma melhor compreensão da cultura e valores europeus, dos seus direitos e deveres e obtenham informações para facilitar a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. A equipa do RSI irá utilizar estes manuais para orientar as pessoas que acompanha nos atendimentos.
Na impossibilidade de jogar o “Diversonopoly” com pessoas socialmente excluídas, foi feita uma demonstração do jogo com as colaboradoras da Cáritas de Coimbra. O “Diversonopoly” é um jogo de tabuleiro que promove a consciencialização e a comunicação intercultural e o entendimento mútuo entre pessoas de origem migrante (imigrantes, refugiados e pessoas que solicitam asilo) e os locais do “país anfitrião”. De forma divertida e criativa, facilita-se o processo de ensino dos migrantes na língua do país anfitrião, e até de uma outra língua estrangeira, aproximando as culturas entre os diferentes países. A Cáritas de Coimbra irá distribuir os tabuleiros e cartas que compõem o jogo que será posto em prática assim que possível.
Terminou a formação com o “Dinner Club”, um conceito em que os migrantes ou pessoas de etnias diferentes, cozinham para outros migrantes e moradores locais, sendo que também os locais podem cozinhar. Os recursos líquidos (com base em doações) são usados para uma iniciativa social (por exemplo, sapatos para crianças refugiadas na região). A mergulhar num mundo culinário estrangeiro, promove-se o intercâmbio intercultural entre convidados e cozinheiros (refugiados, requerentes de asilo e pessoas em condições de vida precárias), aprendendo-se de maneira informal, por exemplo, idiomas, culturas e gastronomias.
Todas as iniciativas do AVIK, tiveram muito boa aceitação e um desejo manifestado pelas colaboradoras da Cáritas de Coimbra para partilhar com as equipas, utentes e pôr os conceitos em prática. Esta formação terá continuidade ainda com outras equipas da Cáritas de Coimbra como o caso do Centro Comunitário de Inserção.