Cáritas de Coimbra participou no ciclo de conferências online promovido pela Plataforma Coimbra 2030

Com o intuito de partilhar perspetivas e desafios no terceiro setor e procurar soluções conjuntas para sair da crise originada pela pandemia da COVID-19, a Cáritas Diocesana de Coimbra aceitou o convite para participar no ciclo de conferências online promovido pela nova Coimbra 2030 – Plataforma para o desenvolvimento da Região de Coimbra.

Esta Plataforma é uma iniciativa conjunta da Universidade de Coimbra (UC), do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e que pretende reunir sinergias para a criação de uma ferramenta que promova o desenvolvimento económico e social da região face aos efeitos negativos provocados pela pandemia da Covid-19. Apresenta-se como um lugar de mediação, produção e partilha de informação à escala regional.

O ciclo de sessões decorreu de 20 a 24 de julho, reunindo as Associações de Desenvolvimento Local com intervenção no território (AD ELO, ADIBER, ADICES, COIMBRA + FUTURO, DUECEIRA, PINHAIS DO ZÊZERE e TERRAS DE SICÓ), abordando diferentes temas em cada um dos dias. A Cáritas de Coimbra participou, a convite da Terras de Sicó no dia 23 de julho, no âmbito da temática “Animação territorial, associativismo e organização institucional”, sob o mote “A tela do Jonas do Camus. Animação territorial… solitários ou solidários?”.

Representada por Flávia Rodrigues do Departamento de Inovação, a Cáritas de Coimbra relevou a importância do trabalho feito pelas instituições do terceiro setor e a necessidade urgente do trabalho conjunto entre os vários setores e de um trabalho em rede entre as diversas entidades do território.

Flávia Rodrigues realçou também a necessidade de alterar o enquadramento institucional do terceiro setor. A reformulação do sistema existente pode potenciar uma possível resposta à crise e a uma eventual segunda vaga da pandemia. Apresentou também alguns dos maiores desafios durante o estado de emergência e algumas das soluções encontradas para ultrapassar as dificuldades e suprimir as principais necessidades dos seus utentes e pessoas que apoia.