Cáritas de Coimbra apresentou a Ação COST Net4Age-Friendly na Conferência ASTAHG

Carina Dantas, da Cáritas de Coimbra, em representação da Rede SHAFE e da ação COST NET4Age-Friendly, participou na conferência ASTAHG (Alpine Space Transnational Governance of Active and Healthy Ageing) que se realizou no dia 2 de dezembro, online, e abordou diferentes perspetivas sobre o apoio às pessoas mais velhas em áreas remotas em época de Covid-19.

A intervenção da Cáritas de Coimbra foi focada na Ação COST – NET4Age-Friendly. Esta é uma ação que, segundo a investigadora líder, “pretende promover a inclusão social, a vida independente e uma vida mais ativa e saudável para todas as idades, na continuidade e alargamento do trabalho da Rede SHAFE, com o objetivo de superar a fragmentação e várias lacunas críticas que ainda existem, tanto ao nível conceptual como pragmático da inovação, para enfrentar os desafios políticos e de investigação na Europa. A atual pandemia da Covid-19 irá trazer consequências sociais e económicas que poderão agravar a qualidade de vida dos mais vulneráveis e, neste sentido, a ação NET-4AgeFriendly poderá trazer propostas inovadoras para a sua mitigação e será essencial para manter estas áreas como prioridade na agenda política.”

A ação COST NET4Age-Friendly – International Interdisciplinary Network on Smart Healthy Age-friendly Environments, foi aprovada numa candidatura liderada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, num trabalho conjunto com a AFEdemy (Holanda) e uma rede de investigadores de 47 países, na sequência do trabalho destas organizações na Rede SHAFE.

A mesa redonda na qual Carina Dantas participou abordou iniciativas para o envelhecimento ativo e saudável, em reposta à pandemia da Covid-19, e contou com a participação de oradores como Luana Rotari, Oscar Zanutto e Julia Wadoux da AGE Platform, entre outros. Carina Dantas concluiu a discussão no painel referindo que é preciso “garantir primeiro o acesso digital e, em seguida, garantir o trio da literacia: digital, de saúde e de dados”

Este evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública da Eslovénia, como parceiro do projeto The Alpine Space, projeto transnacional dedicado ao envelhecimento ativo e saudável, cofinanciado pela União Europeia, através do programa Interreg Alpine Space. Esta conferência reuniu stakeholders de diferentes áreas que forneceram informações sobre desafios de design, implementação e avaliação de políticas públicas em áreas remotas, com idosos fortemente afetados pela COVID-19, que experienciam neste momento dificuldades sem precedentes. O objetivo da conferência foi apresentar experiências e boas práticas já promovidas nos últimos meses para enfrentar esta crise de saúde e social.