Notícias

Cáritas de Coimbra: cancelamento da ação Peditório Cáritas 2020

A Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra deu a conhecer a sua tomada de posição no que diz respeito ao Peditório Público Cáritas 2020. Na conferência de imprensa que se realizou hoje na sua sede no Areeiro, Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra agradeceu a disponibilidade de todos para participarem nesta ação.

Enquadrados, este ano, pelo tema: Cáritas é Amor, a Cáritas Diocesana de Coimbra, representada pelos seus colaboradores e voluntários, projetava sair à rua para recolher donativos para uma causa concreta e nobre, tal como em anos passados.

Este ano, o resultado do peditório, como foi já divulgado pela instituição anteriormente, será para a criação de um BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS para situações de emergência, que possibilite a cedência temporária, gratuita, a pessoas mais velhas ou com demência que delas necessitem no âmbito do seu domicílio.

Com a implementação do Banco de Ajudas Técnicas, pretende-se dar resposta a necessidades de:

  • COMODIDADE (camas, colchões e cadeiras de banho);
  • MOBILIDADE (cadeiras de rodas e andarilhos);
  • APOIO AOS CUIDADORES (cintas e coletes).

 

O Banco de Ajudas Técnicas irá também contemplar um ponto de recolha de ajudas técnicas usadas, que possam ser partilhadas com outras pessoas.

A articulação entre a disponibilidade de ajudas técnicas e as diferentes necessidades da comunidade será feita pelo Centro de Apoio Social (CAS) da Cáritas de Coimbra.

No entanto, face ao desenvolvimento do surto do COVID-19 no nosso País, a Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra decidiu cancelar o peditório. Atendendo a que a situação de contágio está em alerta elevado; que a ação do peditório teria de acontecer em espaços de elevado fluxo de pessoas e alguns em espaços fechados e envolve um contacto direto com as pessoas e com dinheiro; e considerando ainda as recomendações das autoridades públicas no sentido da “suspensão de eventos ou iniciativas públicas, realizados quer em locais fechados, quer em locais abertos ao público”; a Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra comunicou que não irá expor os voluntários, principalmente crianças, jovens e idosos, assim como os colaboradores, que sempre estão com a organização, a uma situação de risco de contágio ou à possibilidade de contagiar outras pessoas.

A Direção da Cáritas de Coimbra, associando-se ao esforço que todo o País está a ser chamado a fazer, considera que esta tomada de posição concorre para a prevenção do surto e consequente contenção na região de Coimbra. A organização tem confiança de que esta ação, pelo bem que representa para os seus concidadãos, venha a realizar-se no futuro e, se tal vier a acontecer, conta com a participação e envolvimento de toda a comunidade.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional