Cáritas de Coimbra junta-se a várias entidades europeias e subscreve Documento de Posição sobre os impactos da Covid-19 na investigação
A Cáritas Diocesana de Coimbra juntou-se a dezenas de organizações de investigação na área da saúde para levarem à Comissão Europeia um Documento de Posição, onde demonstram a sua preocupação com os impactos da Covid-19 nas atividades de Investigação e Inovação (I&I) na área da saúde na Europa.
A pandemia Covid-19 está a ter repercussões enormes nos sistemas de saúde de muitos países da União Europeia, o que faz aumentar a apreensão relativamente ao seu potencial impacto nos projetos de investigação em curso e nas propostas. Apesar dos esforços para minimizar os efeitos da crise, muitas atividades de pesquisa estão suspensas devido às medidas de combate à propagação da doença, desde viagens e reuniões canceladas, trabalhos de laboratórios e de campo suspensos e pilotos e testes interrompidos. Além disso, as organizações – hospitais, universidades, municípios, ONG, etc. – estão sobrecarregadas para dar resposta à Covid-19, não tendo capacidade nem disponibilidade para dedicar ao desenvolvimento de projetos ou à preparação de propostas para a próxima, e última, fase de candidaturas do fundo Horizonte 2020 (H2020).
As entidades que subscreveram o Documento de Posição sabem que a Comissão Europeia já pensa em adotar medidas nesse sentido, de modo que este não é um apelo à ação. O objetivo é, sim, realçar uma grande preocupação que um número crescente de organizações está a expressar.
Acima de tudo, desejam transmitir uma mensagem de confiança às instituições europeias, confirmando o seu apoio à Comissão Europeia nas decisões que venha a tomar relativamente aos projetos ativos, onde os parceiros provavelmente precisarão de uma extensão dos prazos. Na declaração conjunta é também enfatizada a necessidade de uma avaliação cuidadosa do impacto da pandemia e o adiamento dos prazos de candidaturas ao H2020 Societal Challenge, garantindo a mais alta qualidade de propostas e minimizando o risco de propostas promissoras abandonarem as candidaturas.
VEJA AQUI O DOCUMENTO DE POSIÇÃO.