Notícias

Consórcio do Lifebots reuniu através de videoconferência

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na reunião virtual do projeto Lifebots, que decorreu no dia 27 de março. Estava previsto que Coimbra fosse a anfitriã deste encontro, mas dada a situação vivida em Portugal (e no mundo) o consórcio deu prioridade à saúde pública e optou por reunir através de videoconferência.

Natália Machado, do Departamento de Inovação, representou a Cáritas de Coimbra nesta sessão que teve como foco principal a elaboração de um plano para prossecução das atividades do projeto, uma vez que estão a ocorrer atrasos causados pela pandemia, nomeadamente nos secondments que já estavam agendados para este ano. Além disso, por ser composto principalmente por Universidades e instituições de investigação, o consórcio debateu de que forma o projeto e os robôs sociais poderão auxiliar no combate à Covid-19. Os robôs estão a ser cada vez mais utilizados ​​no setor de saúde como uma solução potencial para o atual e futuro.

O LIFEBOTS Exchange é um projeto aprovado no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA RISE), ao abrigo do programa H2020 da Comissão Europeia. O seu objetivo passa por criar uma nova realidade de cuidados com a inclusão de robôs sociais, através de uma cooperação interdisciplinar, intersectorial e internacional e com o intercâmbio de pessoas e conhecimento.

O consórcio é composto por 13 parceiros que representam instituições de investigação, empresas e ONGs de toda a Europa e da Coreia do Sul. As entidades portuguesas que fazem parte deste projeto são: a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN), o Instituto De Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (IRS) e a IDMind – Engenharia De Sistemas Lda. A coordenação está a cargo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional