Cáritas de Coimbra recolheu opiniões de stakeholders para o projeto Pharaon
A Cáritas de Coimbra, enquanto parceira do projeto internacional Pharaon, realizou a terceira sessão de cocriação em grupo para recolher requisitos para a construção de duas plataformas digitais. Esta reunião foi dirigida a stakeholders e contou com 9 participantes de áreas de atuação relevantes para o envelhecimento ativo e saudável.
Tinham sido feitas já três sessões de grupo, nas quais foram recolhidas as opiniões de utentes de estruturas residenciais para idosos e as dos cuidadores formais, colaboradores da instituição. Foram agora recolhidas as opiniões dos stakeholders sobre a mesma plataforma de b-learning denominada “Campus de Cuidadores” dirigida a cuidadores formais e informais e sobre a “Incubadora Social” que consistirá numa plataforma digital focada na divulgação de serviços, produtos e eventos. Como potenciais partes interessadas dos materiais resultantes deste projeto, a reunião contou com atores da Universidade de Medicina da Universidade de Coimbra; de uma organização de prestação de cuidados a pessoas mais velhas; de uma Organização Governamental; de estudantes de doutoramento em Desporto especializados no envelhecimento ativo e saudável; da Universidade de Letras – Geografia e Turismo e ainda de um Município.
O objetivo do Pharaon é testar alguns serviços e aplicações digitais, que possam vir a ser distribuídos e utilizados por pessoas mais velhas, com vista à melhoria da sua independência, segurança e capacidades. Uma das formas de alcançar este objetivo, é reforçando os recursos comunitários de apoio (como é o caso dos cuidadores formais e informais) aos grupos mais fragilizados de adultos mais velhos. O consórcio do projeto Pharaon é composto por 42 entidades europeias e é financiado programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.