Cáritas de Coimbra vai lançar projeto para apoiar os enfermeiros de pessoas com demência
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra irá estar em Viena, Áustria, para participar no lançamento do projeto DIANA – Digital Intelligent Assistant for Nursing Applications.
Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, irá marcar presença no encontro e apresentará a entidade portuguesa ao consórcio do projeto. Esta será a primeira reunião oficial de todos os parceiros, que aproveitarão a ocasião para debater o conteúdo e desenvolvimento do DIANA, no qual a Cáritas de Coimbra irá ser um dos pilotos.
A cada 3,2 segundos uma pessoa é diagnosticada com demência. Até 2018, o custo global desta doença ultrapassou os 900 bilhões de euros, estando 80% deste valor ligado aos custos de cuidados formais e informais.
O DIANA pretende responder a esta necessidade, ao fornecer um novo produto para otimizar os procedimentos do trabalho de enfermeiros de pessoas com demência através da utilização de sensores de inteligência artificial 3D. O sistema visa apoiar a equipa de enfermagem em tarefas complexas como: monitorizar a segurança dos pacientes, controlar caminhadas durante a noite, reagir perante os sinais dos sensores instalados e prevenir falsos alarmes, apoiar as atividades da vida diária e observar tendências de saúde dos pacientes, a registar dados para posterior avaliação de especialistas.
O financiamento deste projeto está a cargo do Programa Europeu AAL e, em Portugal, da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O consórcio é composto pela Cáritas de Coimbra e a Universidade Católica Portuguesa (Portugal), pela EET Europarts e a Clínica Geriátrica St. Gallen (Suíça), pela Bluepoint (Roménia) e pela Universidade Técnica de Viena e a Cogvis (Áustria), sendo este último o coordenador.