Cáritas de Coimbra vai debater os programas de Investigação e Inovação da União Europeia

No próximo dia 27 de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra vai ser oradora no evento “Destino: Horizonte Europa – Do Horizonte 2020 ao Horizonte Europa”, promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação, sobre o futuro do Programa-Quadro para o período de 2021-2027. O encontro tem início marcado para as 14h00 nas instalações da ANI de Lisboa.

A Cáritas de Coimbra, representada por Flávia Rodrigues do Departamento de Inovação, vai participar no momento dedicado à partilha de boas práticas e à identificação de obstáculos e desafios na participação no Horizonte 2020. Ao longo da sua intervenção, a organização pretende apresentar a sua experiência nesta temática, com base nos vários projetos desenvolvidos no âmbito do programa Horizonte 2020, como o SmartWork, Jumpair, Lifebots, ou os mais recentes PHArA-ON, VALUECARE e PlutformUptake.eu. Além desses, a palestrante vai apresentar projetos financiados por outros fundos europeus, nomeadamente o EU_SHAFE do Interreg Europe, o DAPAS e o DIANA do Programa AAL e o AVIK, o IGCAL e o Hands-on-SHAFE do Erasmus+.

O Horizonte 2020 é o atual e maior programa de investigação e inovação da União Europeia, com um financiamento de cerca de 80 mil milhões, distribuídos entre 2014 e 2020, segundo informação avançada pelo Portugal 2020. Na sua avaliação intermédia foi identificada a necessidade de envolver um maior número de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para garantir que os projetos financiados geram impactos significativos nas vidas dos cidadãos.

O Horizonte Europa – o futuro Programa-Quadro para o período de 2021-2027 – aprofunda esta lógica de criação de impacto além da esfera científica, com particular destaque para o ambiente, a economia, a sociedade e cultura, por exemplo. A sua ligação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representa este compromisso, mas a sua materialização dependerá da participação ativa das OSC neste programa.

Estas temáticas vão ser abordadas no evento “Destino: Horizonte Europa” cuja sessão está dividida em dois momentos: Apresentação do Horizonte 2020 e as grandes linhas do Horizonte Europa (próximo Programa-Quadro) e de que forma as OSC podem participar; Partilha de boas práticas e identificação de obstáculos e desafios, com base nos testemunhos de organizações com experiência na participação no Horizonte 2020.

Fonte: Destino: Horizonte Europa 2020