Notícias

Cáritas de Coimbra vai lançar projeto para apoiar os enfermeiros de pessoas com demência

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra irá estar em Viena, Áustria, para participar no lançamento do projeto DIANA – Digital Intelligent Assistant for Nursing Applications.

Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, irá marcar presença no encontro e apresentará a entidade portuguesa ao consórcio do projeto. Esta será a primeira reunião oficial de todos os parceiros, que aproveitarão a ocasião para debater o conteúdo e desenvolvimento do DIANA, no qual a Cáritas de Coimbra irá ser um dos pilotos.

A cada 3,2 segundos uma pessoa é diagnosticada com demência. Até 2018, o custo global desta doença ultrapassou os 900 bilhões de euros, estando 80% deste valor ligado aos custos de cuidados formais e informais.

O DIANA pretende responder a esta necessidade, ao fornecer um novo produto para otimizar os procedimentos do trabalho de enfermeiros de pessoas com demência através da utilização de sensores de inteligência artificial 3D. O sistema visa apoiar a equipa de enfermagem em tarefas complexas como: monitorizar a segurança dos pacientes, controlar caminhadas durante a noite, reagir perante os sinais dos sensores instalados e prevenir falsos alarmes, apoiar as atividades da vida diária e observar tendências de saúde dos pacientes, a registar dados para posterior avaliação de especialistas.

O financiamento deste projeto está a cargo do Programa Europeu AAL e, em Portugal, da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O consórcio é composto pela Cáritas de Coimbra e a Universidade Católica Portuguesa (Portugal), pela EET Europarts e a Clínica Geriátrica St. Gallen (Suíça), pela Bluepoint (Roménia) e pela Universidade Técnica de Viena e a Cogvis (Áustria), sendo este último o coordenador.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional