COVID-19: Cáritas de Coimbra oradora em webinar da Comissão Europeia

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar enquanto oradora no webinar “COVID-19: European Coordinated Response to the pandemic” – Covid-19: Resposta Europeia Coordenada à pandemia, promovida pela EU Health Policy Platform da Comissão Europeia. A sessão decorrerá virtualmente no dia 3 de abril, sexta-feira.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra e Coordenadora da Rede Temática SHAFE, irá integrar uma mesa-redonda virtual onde partilhará as preocupações das organizações e stakeholders que trabalham com a população mais envelhecida, relativamente ao novo coronavírus. Esta Mesa Redonda irá ainda as práticas recomendadas para combater a propagação da pandemia e assinalar as medidas preventivas adotadas pelas organizações do terceiro setor, como a Cáritas.

Juntam-se a Carina Dantas os representantes do Comité Permanente dos Médicos Europeus (CPME), da Federação Europeia de Enfermeiros (EFN) e da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA).

A Rede de stakeholders SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly Environments) é coordenada pela Cáritas de Coimbra e pela AFEdemy. Esta Rede, aprovada em 2018 pela Comissão Europeia sob o tema Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, envolve como parceiros 10 grandes redes europeias e mais 160 organizações de toda a Europa. O objetivo passa por alinhar o desenvolvimento tecnológico e as infraestruturas, em termos de políticas e financiamento, articuladas com um sistema de saúde e apoio social integrado, mais eficiente, com melhor qualidade a um menor custo, em conformidade com a estratégia do Mercado Único Digital.

A sessão virtual conta com um programa repleto de oradores de destaque, sendo que a sessão de abertura ficará ao cargo de John F. Ryan, da DG SANTE, da Comissão Europeia, à qual se seguirá um resumo da situação epidemiológica e avaliação de riscos da Pandemia. Ingrid Keller, também da DG SANTE, irá comunicar de que forma a Comissão Europeia está a apoiar os Estados Membros, envolvendo temas como as questões de transportes e fronteiras, escassez de medicamentos e de equipamentos de proteção ou  ensaios clínicos.

Pelas 10h50 serão também apresentadas medidas para proteger os cidadãos mais velhos e os grupos de risco, como por exemplo pessoas em situação de sem-abrigo. As medidas serão apresentadas por representantes da Rede Europeia da Sociedade Respiratória (ERS) e pela Federação Europeia de Organizações Nacionais que Trabalham com Sem-Abrigo (FEANTSA).

Esta é uma sessão interativa, na qual os participantes poderão participar ativamente com os oradores, desmistificando alguns mitos e transpondo assim boas práticas para o seu quotidiano e para as entidades com as quais colaboram ou para os seus locais de trabalho.

Para participar no webinar “COVID-19: European Coordinated Response to the pandemic” aceda ao LINK. Pode consultar o programa do encontro que está agendado para dia 3 de abril entre as 10h00 e as 12h30, bem como as instruções de participação AQUI.