Notícias

DIANA | O novo projeto da Cáritas de Coimbra para apoiar os enfermeiros de pessoas com demência

A Cáritas Diocesana de Coimbra está envolvida no mais recente projeto europeu que visa apoiar os enfermeiros de pessoas que sofrem de demência. O lançamento oficial do DIANA – Digital Intelligent Assistant for Nursing Applications ocorreu em Viena, nos dias 20 e 21 de fevereiro.

O DIANA foi aprovado no âmbito do Programa Europeu AAL, estando o financiamento português a cargo da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O consórcio é composto pela Cáritas de Coimbra e a Universidade Católica Portuguesa (Portugal), pela EET Europarts e a Clínica Geriátrica St. Gallen (Suíça), pela Bluepoint (Roménia) e pela Universidade Técnica de Viena e a Cogvis (Áustria), sendo este último o coordenador.

Na primeira reunião oficial, a Cáritas de Coimbra fez-se representar por Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação. Em conjunto, os parceiros debateram o conteúdo e o desenvolvimento do DIANA, no qual a Cáritas de Coimbra irá fazer a implementação do piloto que irá envolver enfermeiros, cuidadores e pessoas que sofrem de demência.

Há mais de 9,9 milhões de novos casos de demência a cada ano em todo o mundo, o que implica um novo caso a cada 3,2 segundos. Até 2018, o custo global da demência ultrapassou os 900 bilhões de euros – 80% relacionados a custos de cuidados formais e informais.

Reconhecendo que existe a necessidade de encontrar uma resposta para esta realidade, o DIANA pretende fornecer um novo produto que seja capaz de otimizar os procedimentos do trabalho de enfermeiros de pessoas com demência, utilizando sensores de inteligência artificial 3D. Esta solução visa apoiar a equipa de enfermagem em tarefas complexas como: monitorizar a segurança dos pacientes, controlar caminhadas durante a noite, reagir perante os sinais dos sensores instalados e prevenir falsos alarmes, apoiar as atividades da vida diária e observar tendências de saúde dos pacientes, a registar dados para posterior avaliação de especialistas.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional