Direção da Cáritas de Coimbra agradece o profissionalismo dos seus colaboradores e a perseverança dos seus utentes seniores

Na semana em que o estado de emergência passa a situação de calamidade, a Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra, numa mensagem do Dr. João Bento – Vogal da Direção, reforça o seu agradecimento aos colaboradores da instituição pela dedicação e excelente profissionalismo que têm demonstrado.

Não sabendo por quanto tempo se irá prolongar esta “crise”, a Direção da Cáritas de Coimbra procura passar uma mensagem de alento e esperança.

Dr. João Bento acredita que esta pandemia provou que “não há diferenças nem fronteiras entre aqueles que sofrem. Somos todos frágeis, todos iguais, todos preciosos”. Na sua mensagem, deixa “uma palavra de apreço e de reconhecimento ao esforço de todos os dedicados e excelentes profissionais da Cáritas que, com entusiasmo, empenho e o comprometimento de sempre, nunca deixaram de garantir os seus serviços em prol do bem comum, exemplo de um modelo da arte da amizade, da partilha e da solidariedade. A todos um Obrigado por tudo o que fazem e um merecido Aplauso.” E reforça “a competência e profissionalismo destes colaboradores aliadas às suas qualidades humanas, inexcedíveis na entrega e no serviço, conseguiram desenhar uma comunidade ideal e de harmonia, um exemplo admirável de cuidar do Outro, de fidelidade, de dedicação e de amor aos mais velhos: «Estamos todos no mesmo barco, ninguém se salva sozinho», disse o Papa Francisco.”

O Vogal da Direção não esquece os utentes que também estão a sofrer com o impacto desta pandemia e a viver com distanciamento social, e diz: “Aos nossos amigos idosos, resistentes da vida e das dificuldades, queremos agradecer-vos a herança, sabedoria e o testemunho que nos dão e partilham connosco, pois são os vossos percursos de vida, transportadoras de vivências, que também nos enriquecem ao ouvi-los. Queremos acrescentar vida aos anos e não apenas anos à vida. «Estarmos solidários com a vossa solidão é sinal da presença de Deus». O tempo passou rápido, mas acreditem, ainda temos tanto para fazer.”

Para terminar a mensagem, lembra que “a Cáritas Diocesana de Coimbra, pilar social da Igreja, na sua missão solidária de nunca deixar ninguém para trás, cultiva desde sempre perante todos vós, o respeito e o dever do melhor acolhimento, da assistência e da valorização das vossas qualidades.” Em nome da Direção, deixa a todos um conselho: “Embora estejamos perante dias difíceis, tenhamos esperança de que tudo vai correr melhor e que Todos Juntos vamos transformá-los em boas experiências de fraternidade. «Sejam felizes, não esperem pelo futuro».”