Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis: A importância de sensibilizar para prevenir

A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu projeto Sem Diferenças E7G, aliou-se mais uma vez à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Figueira da Foz para juntas promoverem a campanha de abril – Sensibilizar para o Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis – lançada pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco.

Este ano, e tendo em conta a atual situação pandémica, as organizações esperam que a campanha se espalhe nas redes sociais e seja um modo de sensibilizar para o tema.

Ficar em casa para evitar a propagação da Covid-19 leva a que as situações de maus-tratos não estejam tão visíveis aos olhos da comunidade. Sendo que para as pessoas se protegeram do contágio do vírus acabam por colocar num mesmo espaço vítima e agressor.

Desta forma, o Sem Diferenças E7G construiu um Calendário dos Afetos, para promover momentos em família e juntar todos numa descoberta e reinvenção de novas formas de passar mais e melhor este tempo que é de isolamento social e vivência em família.

É importante que toda a comunidade esteja sensível e que possa estar atenta aos que estão perto e que podem sofrer de maus-tratos. Para que todos possam estar alerta é essencial perceber as situações que resultam de cada tipo de maltrato:

• Negligência – quando há incapacidade de proporcionar a satisfação das necessidades básicas (higiene, alimentação, conforto e afeto) indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento adequados;
  • Maus-tratos psicológicos/emocionais – ação intencional infringida pelos pais e/ou cuidadores e que provoca ou pode vir a provocar danos psicológicos;
  • Abuso Sexual – envolvimento de crianças/jovens em atividades cuja finalidade visa a satisfação sexual de alguém mais velho;
  • Bulliyng – atos de agressão e intimidação repetitivos contra um individuo e que não é aceite por ele e que causa danos psicológicos.

Acompanhe o trabalho do Projeto Sem Diferenças E7G – AQUI – e promova também esta campanha de sensibilização e prevenção.

Todos juntos podemos fazer Diferenças! Prevenir é uma forma de intervir.