Cáritas Coimbra tem um artigo publicado no International Journal of Artificial Intelligence and Expert Systems (IJAE)
No âmbito do projeto Smartwork, a Cáritas Diocesana de Coimbra contribuiu para o artigo “Benefícios e Obstáculos da Inteligência Artificial no Local de Trabalho – O que vem a seguir?” “Benefits and Hurdles of AI In The Workplace – What Comes Next?” que foi publicado esta semana no International Journal of Artificial Intelligence and Expert Systems (IJAE).
Este artigo aborda a forma como a tecnologia aplicada ao ambiente de trabalho pode ser alavancada para responder aos desafios emergentes levantados pela COVID-19. Fornece igualmente reflexões sobre as principais oportunidades e desafios que a utilização de soluções de IA no local de trabalho implica, sugerindo medidas ou recomendações para as enfrentar, no sentido de uma abordagem concertada da IA, integrando a agenda política com a estratégia de implementação.
O artigo em papel completo pode ser consultado em: https://www.cscjournals.org/library/manuscriptinfo.php?mc=IJAE-200
O SmartWork é um projeto europeu que aborda um desafio-chave que a geração mais velha enfrenta hoje, uma vez que vive e trabalha mais tempo do que os seus antecessores: o design e a realização de espaços de trabalho e de vida e de trabalho favoráveis à idade. No projeto SmartWork, o CDC coordena dois pacotes de trabalho: um relacionado com a correspondência entre as necessidades reais e as expectativas dos utilizadores finais, considerando a construção e utilização de tal sistema, e as características tecnológicas e funcionais do próprio sistema (WP2 – Arquitetura do Sistema, Requisitos e Casos de Utilização); o outro relacionado com a implementação de pilotos, para testar as tecnologias desenvolvidas através do projeto, contribuindo assim para a sua melhoria iterativa adicional, de forma a criar uma versão tecnológica final do sistema de IA (e WP8 – Tecnologia, Validação e Avaliação).
A CDC também liderará as tarefas relacionadas com a ética e a proteção de dados envolvidas na implementação dos pilotos, bem como coliderará as atividades de normalização e concertação do projeto, com o objetivo de envolver as partes interessadas relevantes para aumentar o potencial do resultado final do SmartWork.
O financiamento deste projeto de I&D é fornecido pelo Projeto SmartWork da UE Horizonte 2020 “Smart Age-friendly Living and Working Environment”, Grant agreement n.º 826343