Cáritas Coimbra participou no Dia da Inovação da Semana IDIH

A semana IDIH (International Collaboration Digital Transformation Healthy Ageing Week – Semana de Colaboração Internacional Transformação Digital em Envelhecimento Saudável) é um evento online de 4 dias dedicado a investigadores, inovadores, cuidadores e associações de utilizadores que lidam com a Saúde Digital para o Envelhecimento Ativo e Saudável (AHA – Active and Healthy Ageing).

Esta Semana IDIH integrou as sessões de informação, networking & matchmaking e cocriação entre todos os principais stakeholders de soluções digitais para a AHA na Europa, Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e EUA.

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi convidada a ser um dos parceiros do Projeto Pharaon no Dia da Inovação da semana IDIH, para criar valor na discussão de uma das 4 sessões temáticas paralelas de cocriação, cada uma dedicada a um dos Tópicos Estratégicos do IDIH:

• Cuidados preventivos;
  • Cuidados integrados;
  • Vida independente e conectada;
  • Vida inclusiva.

Diana Guardado, Gestora de Projeto da Cáritas de Coimbra e coordenadora do Piloto Português do Pharaon, esteve presente na sessão Vida Inclusiva, onde as principais prioridades discutidas foram:

• Compreender a marginalização ligada ao envelhecimento e promover soluções inclusivas direcionadas e cocriadas;
  • Partilha de ferramentas e metodologias, práticas no domínio do LHS (Sistemas de Aprendizagem de Saúde – Learning Health Systems) para reduzir as disparidades de saúde nas populações idosas;
  • Melhorar o atendimento virtual ao compreender as barreiras e oportunidades para a literacia digital dos cuidadores/utilizadores finais, e identificar soluções.

Temas como “envolvimento dos utilizadores em processos de inovação”, “novos grupos de envelhecimento/grupos marginalizados”, “promoção da literacia digital e da saúde”; “acessibilidades e transformação digital para alavancar a utilização das TIC” foram levantados durante a discussão

O projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing (Pilotos para um envelhecimento saudável e ativo) pretende desenvolver plataformas integradas que permitam cuidados personalizados e otimizados em termos de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e incentivando a sua independência, segurança e capacidades. Além disso, pretende fomentar o seu interesse pelas áreas urbanas naturais mais próximas, bem como a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe a integração de serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser facilmente implementadas no terreno.

O consórcio Pharaon é composto por 41 entidades europeias e o projeto recebeu um investimento total de 21,5 milhões de euros, financiado pelo Programa Horizonte 2020 de Investigação e Inovação da União Europeia, ao abrigo do Contrato de Subvenção n.º 857188.