Cáritas de Coimbra acolheu 3ª reunião presencial do consórcio DAPAS

A Cáritas de Coimbra recebeu a reunião do Consórcio do projeto DAPAS, nos dias 23 e 24 de novembro de 2021, nas instalações da sua Sede Social.

Os parceiros do projeto reuniram-se durante os dois dias em Coimbra, Portugal, para a segunda reunião presencial do consórcio. Antes deste encontro, tinham apenas decorrido duas reuniões presenciais: a de lançamento do projeto e uma de avaliação intermédia, ambas na Áustria. As outras reuniões, devido à pandemia, decorreram forçosamente à distância.

O projeto europeu DAPAS (programa AAL) tem como objetivo testar soluções inovadoras para a promoção da qualidade de vida e autonomia das pessoas mais velhas. A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como papel desenvolver o piloto português, em que testou com 40 utentes a eficiência e aceitabilidade do sistema DAPAS.

Este é um projeto coordenado pela empresa Exthex, da Áustria, e tem como parceiros a Cáritas Diocesana de Coimbra, Ideable Solutions e Universidade de Deusto (Espanha), AIT Austrian Institute of Technology GmbH, Medical University of Vienna, New Design University e Red Cross Styria (Áustria) e Steftung Hellef Doheem (Luxemburgo).

Acolhidos calorosamente pela Cáritas Diocesana de Coimbra, os parceiros aproveitaram a oportunidade para refletir sobre o progresso significativo observado durante o curso do projeto e avaliação dos pilotos.

Todos os parceiros deveriam ter comparecido na sede da Cáritas de Coimbra para o primeiro dia de reunião, mas devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o evento teve que ser realizado em formato híbrido. Neste dia, o consórcio discutiu o ponto de situação do projeto, análise dos pilotos e preparação para avaliação final do projeto.

O segundo dia da reunião teve como objetivo alinhar os próximos passos do projeto e rever o planeamento de disseminação e publicação de artigos.

Este encontro foi de extrema importância para a preparação para o término do projeto e recolha das lições aprendidas pelos parceiros. A partilha de experiências e do feedback dos participantes dos pilotos foram essenciais para perceber os pontos positivos da implementação de tecnologias para o bem-estar dos utentes mais velhos.

O projeto DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.