Cáritas de Coimbra vai estar no Summit “COVID-19, o desafio do mundo moderno” para falar sobre “Cuidar com inovação e proximidade”

A 30 de março pelas 21h00 pode ouvir a intervenção da Cáritas Diocesana de Coimbra no Summit intitulado de “COVID-19, O desafio do mundo moderno”. Esta é uma iniciativa da LA Mask que, num ano de desafios, mudanças e oportunidades, organiza um Summit inteiramente digital e de participação gratuita destinado à população em geral. A apresentação da Cáritas de Coimbra ficará disponível até às 00h00 do dia em que é publicada.

O Summit irá acontecer de 29 de março a 4 de abril, contando com a presença de 21 oradores das mais variadas áreas (saúde, social, espiritual e economia) distribuídos por 7 dias. O programa do evento já está disponível e as inscrições já se encontram abertas ao público em geral através do link: http://www.summitlamask.pt/.

A Cáritas de Coimbra, representada por Cristina Melo e Flávia Rodrigues, irá abordar, numa conversa informal, o que fez durante a pandemia para “Cuidar com inovação e proximidade”. Cristina Melo irá trazer a sua experiência, enquanto Diretora Técnica do Centro Comunitário de Inserção e vai falar sobre as iniciativas que decorreram neste equipamento para colmatar as necessidades mais emergentes de famílias que recorreram à Cáritas de Coimbra durante a pandemia. Também a Biblioteca Comunitária será abordada na conversa, uma iniciativa que permite levar a cultura, a leitura e a informação a toda a população.

Flávia Rodrigues, colaboradora do Departamento de Inovação, irá mostrar de que forma alguns projetos, que estão neste momento a ser implementados na Cáritas de Coimbra, ajudaram a combater o isolamento e ajudaram os utentes a manterem-se informados e a socializar. São os casos dos projetos Triplo D e DAPAS. O Triplo D é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A LA Mask nasceu há um ano e surge no seio de uma família ligada às áreas da saúde, do ambiente, do têxtil e da área digital que, segundo um fundamento de responsabilidade social, uniram esforços e concretizaram em conjunto o seu conhecimento para fazer face ao desafio colocado pela COVID-19, nomeadamente, no que diz respeito à escassez de soluções de proteção facial. Este esforço coletivo e totalmente inovador resultou no desenvolvimento de uma das primeiras máscaras sociais certificadas em Portugal.

A iniciativa “COVID-19, O desafio do mundo moderno” surge num momento decisivo do contexto pandémico e concretiza a responsabilidade social acrescida que desde a sua origem acompanha a LA Mask. Para os membros fundadores da LA Mask este é o momento de enaltecer o dever ético e moral de sensibilizar, informar e capacitar de forma responsável o cidadão comum para a problemática que hoje se vive e com a qual durante algum tempo a população irá ainda conviver.