Cáritas de Coimbra vai participar em dois dias de evento sobre interculturalidade
A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar, representada por Marta Amaral, Cátia Bexiga e Cátia Sousa, num “Ciclo de conversas sobre… a Figueira da interculturalidade”, nos próximos dias 6 e 8 de abril. Este é um evento promovido pelo Município da Figueira da Foz, em parceria com o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal e o convite à Cáritas de Coimbra surge no seguimento do intervenção do seu Centro Comunitário Nossa Sra. da Boa Viagem na comunidade Leirosa e também do trabalho desenvolvido pelo projeto Sem Diferenças E8G desenvolvido ao abrigo do Programa Nacional “Escolhas 8ª Geração”.
Marta Amaral – Diretora Técnica do Centro Nossa Senhora da Boa Viagem, irá intervir em duas das sessões, sendo que a primeira de dia 6 terá como temática “A integração das comunidades asiáticas na Figueira da Foz” e conta também com a participação de Cátia Sousa, coordenadora do Projeto Sem Diferenças E8G. A segunda sessão no dia 8 terá como mote “A integração das comunidades ciganas na Figueira da Foz” e conta também com Cátia Bexiga, técnica do Projeto Sem Diferenças E8G. Ambas as sessões terão início às 14h30.
A interculturalidade está cada vez mais presente na sociedade e exige um conhecimento cada vez mais aprofundado das várias culturas e diversidades. A organização deste evento tem como principal objetivo juntar vários especialistas no tema para que possam trocar boas práticas e experiências através do diálogo.
A realização da Semana da Interculturalidade tem o intuito de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade; da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; da igualdade; do respeito pela diferença e pela diversidade; da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.
O evento pode ser seguido na página de Facebook do Município da Figueira da Foz (https://www.facebook.com/municipio.figueiradafoz) e conta com o apoio e a parceria do ACM – Alto Comissariado para as Migrações.