CÁRITAS DE COIMBRA LEVOU O PROJETO TRIPLO D À ESEC

No passado dia 25 de março, a Cáritas Diocesana de Coimbra realizou uma sessão online para a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), com o objetivo de apresentar o projeto Triplo D. Teve como tema “Um caminho na construção de ambientes inclusivos e participativos” e foi dinamizada por Ana Goreti Oliveira e Joana Carvalho, técnicas do projeto.

Durante a sessão, que contou com 36 alunos e pessoal docente, foi apresentado, de forma breve, o percurso da Cáritas de Coimbra e o projeto Triplo D, ao nível dos objetivos, metodologia e intervenção. Um dos grandes objetivos foi possibilitar a partilha de experiências positivas e boas práticas na promoção e ativação da participação cívica e democrática dos vários grupos-alvo do projeto, desde as crianças e jovens até aos adultos mais velhos (65+).

Neste seguimento, vão ser agendadas um conjunto de sessões de sensibilização, em articulação com a unidade curricular de Ética e Cidadania e os parceiros do projeto, dentro da temática dos direitos humanos e da cidadania. Esta sessão de apresentação também permitiu divulgar a atividade “Cidadãos Intergeracionais”, que consiste na realização de sessões de discussão abertas ao público e na criação de grupos de discussão, com jovens, adultos e adultos mais velhos. Entre outros, pretende-se dar voz a todos os cidadãos, sobre as suas necessidades, a nível individual e coletivo e contribuir para tomadas de posições conjuntas. Desta forma, pretendeu-se dar a oportunidade aos alunos de manifestarem interesse em colaborarem, a nível individual, nesta atividade.

O Triplo D está a ser implementado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, desde julho de 2019 e tem como objetivo aumentar o envolvimento democrático e a participação cívica dos cidadãos. É um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.