Comunidade Nepalesa viveu as festividades do Dipawali

Terminaram no domingo, dia 7 de novembro, as festividades do Dipawali, uma das celebrações mais importantes para os Nepaleses e que equivale ao Natal de outros países. A Marinha das Ondas tem uma expressiva comunidade nepalesa e por isso deixou-se invadir pelas celebrações repletas de mostras culturais e religiosas. Neste último dia do também chamado Festival da Luz, os nepaleses tiveram oportunidade de não só reunir a sua comunidade, como também reunir vários convidados importantes para a sua integração, aos quais quiseram de certa forma agradecer.

As festividades do Dipawali duram cinco dias, sendo que cada um tem o seu simbolismo e ritual. Os quatro primeiros dias foram vividos essencialmente em família e, no último dia, o dia dedicado aos irmãos, surgiu o mote para este encontro e partilha.

A comunidade da Marinha das Ondas quis viver o dia em comunidade, trazendo para junto de si os atores que têm tido um papel relevante na sua integração. A comunidade tem já mais de 400 pessoas nepalesas, a trabalhar na Freguesia da Marinha das Ondas e freguesias vizinhas. As celebrações tiveram como ponto alto, segundo os presentes, a partilha cultural e gastronómica e a homenagem aos que têm apoiado esta comunidade: a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, o Agrupamento de Escolas do Paião, a Casa do Povo da Marinha das Ondas, a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Lusiaves e um grupo de voluntárias.

A Cáritas de Coimbra, através do Projeto Sem Diferenças E8G, tem apoiado esta comunidade já em anteriores gerações do projeto e com maior destaque nesta geração. Tem estado envolvida no apoio e na organização deste evento de diálogo cultural, onde se pretende mostrar e valorizar diferentes culturas, com o objetivo de aumentar o conhecimento da Comunidade Marinhense sobre a cultura, religião, costumes e tradições e gastronomia Nepalesa.

Marta Amaral, responsável pelo Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, equipamento onde é desenvolvido o Projeto Sem Diferenças E8G, tem tido um papel ativo e de extrema proximidade com esta comunidade, tendo sido mesmo convidada para apresentar uma pequena dança no palco do Dipawali. A Diretora deste equipamento refere que “a integração só é possível quando todos unidos e com conhecimento partilhamos momentos.”