Estudar à distância – Cáritas de Coimbra presta apoio a Comunidade Cigana

A Cáritas de Coimbra, através do seu Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem em funcionamento na Leirosa – Figueira da Foz, tem desenvolvido um trabalho de proximidade e acompanhamento ao estudo com a comunidade cigana desta localidade. Ao longo deste novo confinamento acompanha alunos de vários graus de ensino, com ou sem acesso virtual às plataformas que precisam de aceder.

Os alunos, com pouco apoio dos seus progenitores, recorrem ao Centro em busca de apoio e estratégias de aprendizagem para acompanhar as matérias que são lecionadas e de modo a que não fiquem para trás neste processo, já por si difícil de acompanhar.

A Cáritas de Coimbra quis estar presente na vida desta comunidade, promovendo momentos de aprendizagem, diminuindo a desigualdade ou as dificuldades sentidas, e sem o necessário acompanhamento por parte dos pais.

Este trabalho está a ser feito em estreita articulação com o professores de cada disciplina e com os Diretores de Turma, de modo a que ninguém fique para trás neste período de aprendizagem tão atípica. Este processo foi iniciado no primeiro confinamento quando ainda estava em desenvolvimento a 7ª Geração do Programa Escolhas, agora ainda à espera da aprovação da 8ª geração. Apesar de estar a aguardar o resultado, a Cáritas de Coimbra não aguardou a chegada do mesmo e deu continuidade ao seu processo de acompanhamento e promoção do sucesso escolar das comunidades mais vulneráveis.

Diariamente estão disponíveis técnicos para apoio destas crianças e jovens no período da manhã, divididos por anos de escolaridade e segundo o horário de autoestudo ou aulas síncronas que é necessário apoiar na sua ligação à turma.