Os principais eventos do projeto EU_SHAFE realizados no seu terceiro semestre

A elevada troca de boas práticas para a aprendizagem inter-regional em Hamburgo e na região da Biscaia focou-se em workshops online de aprendizagem de políticas inter-regionais

Apesar das grandes dificuldades que a atual emergência sanitária tem causado, o projeto EU_SHAFE, do qual a Cáritas Diocesana de Coimbra é parceira, conseguiu organizar os dois principais eventos agendados para o outono-inverno 2020-2021: o primeiro relativo à troca de boas práticas para a aprendizagem inter-regional e a concretização do 2º domínio do programa focado em eventos de aprendizagem de política inter-regional.

A elevada troca de boas práticas para a aprendizagem inter-regional em Hamburgo

Copyright: Hamburg Media Server – Hamburgo Arte e Design: Sabina Trojanova

Os workshops foram organizados pela Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo, Ministério do Trabalho, Saúde, Assuntos Sociais, Família e Integração, nos dias 19 e 26 de novembro de 2020 como eventos online.

O objetivo do primeiro workshop, realizado no dia 19, era partilhar as lições aprendidas no Domínio 1 da OMS para cidades e comunidades amigas de adultos mais velhos – sete boas práticas locais de Habitação recolhidas nas regiões dos parceiros EU_SHAFE e apresentar os resultados da análise SWOT dos instrumentos de política neste domínio, com referência às avaliações recebidas dos grupos de parceiros locais consultados nas diferentes regiões. Durante a reunião, foi aplicada pela primeira vez a metodologia desenvolvida pelos parceiros EU_SHAFE para analisar e influenciar os instrumentos de política local na área de SHAFE através do intercâmbio inter-regional de conhecimento.

Os resultados da análise SWOT relativos às práticas selecionadas do Domínio 1 mostraram aos participantes do workshop que, tanto a situação nas diferentes regiões, como os instrumentos de política regional são bastante diversos. Uma discussão intensa e frutífera ocorreu durante a parte final da reunião, dando aos parceiros uma melhor compreensão das estratégias para apoiar o desenvolvimento de ambientes de vida inteligentes e saudáveis nos diferentes contextos.

A reunião de 26 de novembro teve a forma de uma visita de estudo online a dois projetos FEDER desenvolvidos em Hamburgo, exemplos de boas práticas locais relacionadas com o domínio da habitação. Os participantes do workshop tiveram a oportunidade de obter algumas ideias sobre as práticas através das intervenções dos principais stakeholders que tem contribuído para o seu desenvolvimento, gestão e avaliação no contexto de ambientes de vida saudáveis, desde 2012  e dali em diante.

Os projetos locais apresentados foram o “Vernetzes Wohnen im Quartier” financiado pelo antigo programa operacional do FEDER e “Aktive und Gesunde Quartiere Rübenkamp und Uhlenhorst”, uma ampliação do primeiro caracterizado por uma abordagem mais integradora que permite ligar diferentes aspetos habitacionais a nível distrital. O projeto de maior escala começou em 2016, estando ainda em curso, dentro do atual programa operacional.

No domínio 2, em Biscaia, foi focada a reunião de aprendizagem de política inter-regional

O segundo workshop da série EU_SHAFE Inter-Regional Policy Learning foi organizado pela região de Biscaia a 19 de janeiro de 2021, com o apoio organizacional e média prestados pela ECHAlliance. O evento online contou com a presença de quase 60 participantes, representando um amplo espectro de regiões e parceiros europeus.

Com o objetivo de partilhar as lições aprendidas e as boas práticas recolhidas nas diferentes regiões participantes do projeto EU_SHAFE e igualmente relacionadas com as metas da OMS para cidades e comunidades amigas de adultos mais velhos: Domínio 2 – Participação Social, o objetivo do encontro foi impulsionar o intercâmbio internacional de políticas de aprendizagem entre os diferentes territórios e partilhar experiências adicionais relevantes para o projeto. O evento proporcionou igualmente aos participantes um conhecimento mais aprofundado das iniciativas e ações implementadas na região da Biscaia.

O workshop foi concluído com uma sessão de perguntas e respostas altamente interativa entre os participantes e os vários apresentadores. Algumas das ideias chave da segunda Reunião de Aprendizagem de Política Inter-regional EU_SHAFE, resumem-se como segue:

1. A sociedade deve reconhecer as necessidades de todos os cidadãos e desenvolver uma maior compreensão dos desafios enfrentados por pessoas mais velhas em ambientes de vida saudáveis
  2. A Participação e a Inovação Social fornecem um quadro para uma maior inclusão de pessoas mais velhas e pessoas com incapacidades na conceção e cocriação de soluções e iniciativas que facilitem a sua autonomia e independência
  3. As políticas precisam de atender às necessidades da sociedade. Uma demografia em mudança, maiores necessidades sociais e o reconhecimento dos direitos dos cidadãos são algumas das questões-chave a serem consideradas pelos decisores políticos na conceção de serviços e infraestrutura, bem como na criação de oportunidades para a integração de novas tecnologias digitais que apoiam a independência e autonomia. Para garantir que as necessidades de todos os cidadãos são atendidas, é, portanto, importante criar abordagens intersetoriais e governamentais que reúnam responsáveis por políticas e prestadores de serviços como empreendedores, PMEs, investigadores e cidadãos para entender os desafios e colaborar no desenvolvimento e implementação de soluções.

O material do workshop online Biscaia, apresentações dos participantes e gravações online, podem ser encontrados no site do programa EU_SHAFE, na seção da biblioteca.

Quer saber mais sobre o projeto? Mantenha-se atualizado seguindo o projeto no Twitter, Facebook, LinkedIn e no site do projeto.

#EU_SHAFE