Notícias

Partilhar a Viagem: Uma vela pelos migrantes e refugiados

Em 27 de setembro de 2017, o Papa Francisco lançou a campanha global promovida pela Caritas Internationalis “Partilhar a Viagem” sobre a cultura do encontro no contexto da migração global. Quatro anos depois, podemos dizer que foi um dia importante para promover a conscientização sobre a difícil situação enfrentada pela população deslocada em todo o mundo como resultado de perseguições, conflitos, violência ou violações dos direitos humanos.

Durante estes anos a família Cáritas criou um grande movimento com o objetivo de aproximar as comunidades locais, migrantes e refugiados. A campanha Partilhar a Viagem chega oficialmente ao fim, no próximo dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, mas não termina um trabalho que tem sido imenso, em todo o mundo!

Para a rede nacional Cáritas, participar nesta campanha, que contou com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, foi uma oportunidade de desafiar a indiferença. Em todo o país criaram-se espaços e momentos de reflexão, de encontro e sobretudo de acolhimento, contribuindo, assim, para a construção de comunidades mais fortes e sociedades mais inclusivas. Em todo o país foram muitas as iniciativas e os gestos de solidariedade que podem ser recordados aqui: Partilhar a Viagem em Portugal

“Acreditamos que através da campanha “Partilhar a Viagem”, a Cáritas ajudou a desenvolver e divulgar uma nova cultura a nível global, uma cultura viva de encontro pessoal, uma nova visão de acolhimento da pessoa humana no migrante.” Cardeal Tagle, presidente da Caritas Internacionalis.

Para assinalar o encerramento da campanha, simbolicamente, a Cáritas convida a que todos possam acender um vela e deixar uma mensagem de esperança, lembrando que cada migrante que sai do seu país tem uma motivação que em muitas situações o ultrapassa e que o acolhimento deve ser a primeira de que o recebe: Acender uma Vela pelos Migrantes e Refugiados

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional