Cáritas de Coimbra apresenta-se na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia

No passado dia 26 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença numa aula de mestrado da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU). O convite surgiu por parte do Professor Artur Serrano, que leciona a disciplina Tecnologias para cuidados de saúde.

Em representação da Cáritas de Coimbra esteve Elisabete Pitarma, gestora de projetos do Departamento de Inovação, que partilhou conhecimentos sobre a experiência da instituição na implementação de soluções AAL (soluções para ambientes de vida assistida), dando como exemplo prático o projeto Pharaon. Deu a conhecer os objetivos que estão na base deste projeto europeu e apresentou as várias tecnologias e aplicações que estão a ser desenvolvidas no seu âmbito. Neste momento, as soluções Pharaon já se encontram em fase piloto, estando algumas delas a ser implementadas e testadas na Cáritas de Coimbra.

Com a experiência deste e de outros projetos desenvolvidos na instituição conimbricense, a gestora de projetos partilhou ainda com os presentes os desafios enfrentados no processo de criação e desenvolvimento de tecnologias inovadoras que visam apoiar os adultos mais velhos nas suas atividades diárias.

Este convite para participar na aula de mestrado surge no âmbito do LIFEBOTS Exchange, projeto que tem como objetivo criar uma nova realidade de cuidados com a inclusão de robôs sociais, através de uma cooperação internacional com intercâmbio de pessoas e conhecimento. Artur Serrano da NTNU é o coordenador do LIFEBOTS Exchange e encontra-se neste momento, e ao longo de 2 meses (setembro e outubro), na Cáritas de Coimbra a realizar o seu secondment – período em que uma organização acolhe um trabalhador externo para trocarem experiências e conhecimentos.