C.C. S. José inicia Formação em Técnicas de Costura

O Centro Comunitário São José, da Cáritas Diocesana de Coimbra, iniciou no dia 9 de outubro uma formação sobre Técnicas de Costura e Desenvolvimento de Produto, no âmbito do Serviço de Educação Social. Esta formação, promovida em parceria com o CEARTE, tem a duração de 150 horas e é destinada a pessoas desempregadas, visando dar continuidade ao projeto Ativamente, iniciado em 2021.

O Ativamente é co dinamizado por 3 respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra (Centro Comunitário São José, Centro Social São Pedro e Centro Rainha Santa Isabel), em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património e com a colaboração de um grupo de mulheres da comunidade.

Na I edição do projeto, os materiais produzidos foram testados por um grupo de pessoas mais velhas, no sentido de avaliar a sua eficácia na estimulação cognitiva e motora por forma a melhorar a autoestima, a memória, o raciocínio, o cálculo e a atenção.

Na II edição do Ativamente, e em contexto de formação, pretende-se o desenvolvimento do protótipo dos materiais que foram alvo de avaliação e, posteriormente, a sua replicação.