Novo projeto europeu, com o apoio da Cáritas de Coimbra, pretende criar programas sustentáveis de ajuda alimentar

No passado dia 8 de junho decorreu a reunião de lançamento do projeto SUST-AID, na cidade de Varsóvia, na Polónia. Este projeto tem como finalidade preencher as atuais lacunas e necessidades de conhecimento, formação e competências, desenvolvendo e avaliando um programa de formação para a entrega de programas sustentáveis de ajuda alimentar. O SUST-AID é financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e conta com a parceria de 6 entidades europeias, oriundas de Portugal (1), Grécia (1), Áustria (1), Chipre (1) e Polónia (2).

A Cáritas Diocesana de Coimbra é uma das entidades envolvidas no desenvolvimento do SUST-AID e, por isso, esteve presente no encontro que marcou o lançamento do projeto. Em representação da instituição conimbricense esteve Elisabete Pitarma, gestora de projetos do Departamento de Inovação.

Esta reunião teve como finalidade a apresentação dos objetivos e do plano de trabalho global, com especial foco no primeiro ano de execução. Foi também debatida a estrutura e responsabilidades dos vários parceiros ao longo dos 3 anos de desenvolvimento do projeto.

Além de outras tarefas, a Cáritas Diocesana de Coimbra é responsável pela avaliação do projeto. Para já, e ao longo dos próximos meses, a instituição começa com uma estreita colaboração com a entidade que é responsável pelo processo de cocriação.

O projeto SUST-AID ambiciona criar um programa de formação ajustado às necessidades reais, capaz de promover eficientemente programas sustentáveis de ajuda alimentar.

Neste seguimento, as entidades que vão receber estas ações, incluindo ONG, organizações de bem-estar e organizações religiosas, aspiram-se a ser capacitadas com conhecimentos práticos e ferramentas, para fornecer programas de ajuda alimentar ideais e sustentáveis às populações vulneráveis em toda a Europa.