Projeto Piloto Pharaon no Centro Comunitário S. José
Desde o passado dia 29 de setembro, um grupo de pessoas com mais de 65 anos integrou o projeto Pharaon, cujo piloto português é liderado pela Cáritas Diocesana de Coimbra. Sob o tema cidades inteligentes, saudáveis e amigas de todas as idades, o objetivo geral do projeto é fornecer suporte ao envelhecimento ativo da população europeia, desenvolvendo plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social.
Os participantes receberam tablets, que irão aprender a utilizar e explorar numa perspetiva de utilização de ferramentas digitais básicas, que os apoiem no seu dia-a-dia, mas também de estimulação cognitiva e melhoria do bem-estar geral.
O grupo tem participado em encontros semanais no Centro Comunitário S. José que, mais do que promover a utilização dos tablets, têm servido como momentos de convívio e partilha, estreitando relações de vizinhança e com o próprio Centro Comunitário, que passaram a frequentar com regularidade.
Nas últimas semanas alguns jovens do Centro de Atividades Juvenis (CAJ) juntaram o seu contributo a esta atividade, voluntariando-se como “mentores” dos mais velhos na utilização da tecnologia, enriquecendo ainda mais o valor destes momentos.