Cáritas de Coimbra participou na reunião plenária do projeto Pharaon em Málaga
Nos dias 9 a 11 de março decorreu em Málaga (Espanha) a reunião de consórcio do projeto Pharaon. Esta reunião teve como objetivo apresentar os desenvolvimentos dos trabalhos realizados nos últimos meses, realizar o ponto de situação dos assuntos mais emergentes e delinear objetivos e tarefas para os próximos meses.
A Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC) fez-se representar por duas gestoras de projetos do Departamento de Inovação, Elisabete Pitarma e Bruna Franceschini, que tiveram um papel ativo na apresentação dos desenvolvimentos do piloto português, que está a ser implementado por diversas fases desde julho de 2022, bem como na realização de um Workshop com o intuito de aprofundar o diálogo ético entre os diversos parceiros, também líderes de pilotos no mesmo projeto.
Os parceiros do Piloto Português fizeram-se representar pela CDC, Santa Casa da Misericórdia da Amadora, UCMARE e UBI.
O projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas a sua área de residência. Além disso, pretende fomentar a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.
O projeto Pharaon é financiado pelo Programa Europeu Horizonte 2020 sob o contrato de subvenção nº 857188.