ANIVERSÁRIO SOL NASCENTE VIHDA +

A comemoração de uma data é sempre uma oportunidade para avaliar de forma particularmente crítica o passado e o presente com o objetivo de redefinir objetivos ou reforçar os existentes. Através de uma constante construção de metodologias e atividades, o Centro de Dia Sol Nascente ViHda+ tem-se dedicado a garantir que seus utentes tenham as suas necessidades básicas diárias de higiene e alimentação asseguradas. Além disso, o Centro proporciona um apoio socioeducativo essencial, visando normalizar a vida desses indivíduos, reintegrando-os nas relações sociais da sociedade, rejeitando assim a exclusão e a indiferença social.

Para além destas respostas, o grande desafio diário da equipa do Centro permanece em continuar, de forma muito resiliente, a percecionar a pessoa única que existe em cada um dos seus utentes, respeitando suas decisões e comportamentos, e acreditando que a mudança é possível, mesmo que as evidências nem sempre mostrem melhorias significativas de imediato. Conscientes de que esse trabalho é uma consciencialização gradual dos indivíduos para suas próprias mudanças, minimizando comportamentos de risco individuais e sociais.

Apesar de estar a ser vivenciado um século de grande desenvolvimento económico e social, garantir necessidades básicas como alimentação, higiene, educação e saúde é fundamental para o bem-estar humano. A resposta oferecida pelo Centro de Dia Sol Nascente ViHda+ é possível graças à determinação persistente da Cáritas Diocesana de Coimbra, fundamentada na sua missão, e ao compromisso de um grande número de profissionais que, além de prestarem serviços, criam um ambiente acolhedor e empático para aqueles que não têm suporte em nenhum nível.

Ao longo do tempo, o Centro de Dia enfrentou desafios, erros e aprendizagens, mas o caminho trilhado até agora tem sido recompensador. Os profissionais do Sol Nascente afirmam que valeu a pena e reiteram a importância contínua dessa resposta única no país, que faz todo o sentido para indivíduos para os quais a incerteza de ter o essencial é parte de suas vidas diárias.

A Cáritas Diocesana de Coimbra e a sua equipa têm a convicção de que “o futuro não é um lugar onde estão indo, mas um lugar que estão construindo.” O caminho para esse futuro não é encontrado, mas construído, e à medida que o fazem, tanto os construtores quanto o destino são transformados. Como disse Antoine de Saint-Exupéry, essa jornada é uma construção constante que molda o realizador e o destino, e o Centro de Dia Sol Nascente ViHda+ é um testemunho vivo dessa construção contínua em prol da dignidade humana.