APP Citizeen promovida em programa de capacitação de cidadania e empreendedorismo

Será que é possível promover o envelhecimento ativo e saudável através da reconexão com a natureza, utilizando a tecnologia? Foi com base nesta ideia que a aplicação Citizeen esteve presente no programa de capacitação Geração Coolectiva, que decorreu durante 5 semanas, de 11 de janeiro a 14 de fevereiro, na cidade de Coimbra.

O Geração Coolectiva destaca-se por ser um programa de capacitação para a cidadania e empreendedorismo, com o objetivo de testar e implementar diferentes soluções. Durante as 5 semanas do programa, dezenas de participantes, de várias idades e perfis, estiveram em contacto com a Citizeen, aplicação que está a ser testada no âmbito do projeto europeu Pharaon. A OWL, parceira da Cáritas Diocesana de Coimbra e do MARE-UC neste projeto, aprofundou a ideia de negócio da Citizeen para impulsionar a sua sustentabilidade a longo prazo.

O projeto Pharaon pretende potenciar a utilização de ambientes verdes urbanos pelas pessoas mais velhas ligando os “Desafios do Envelhecimento às Cidades Inteligentes”. Para tal, está a ser criado um ecossistema de apoio aos mais velhos, que integra cuidadores, organizações públicas e/ou privadas e voluntários da comunidade. Este ecossistema é benéfico para as pessoas mais velhas, mas também para todos os que o integram.

De forma prática, pretende-se alcançar este objetivo mediante a utilização de uma aplicação no smartphone: a Citizeen. Esta aplicação utiliza a navegação e observação da Terra utilizando satélites e Inteligência Artificial para mapear áreas verdes (jardins, parques, vegetação ribeirinha, etc.) e azuis (locais com água). Todos os seus utilizadores podem contribuir para “alimentar” esta aplicação, incluindo fotografias da fauna e flora (biodiversidade), os locais de interesse ou ainda sugestões de melhoria dos locais que visitam. Desta forma, torna-se uma aplicação que promove a participação ativa da comunidade, apostando na cocriação. Outra vantagem da Citizeen é a possibilidade de perceber, dentro destes locais, a temperatura, a densidade vegetal e diversas curiosidades científicas.

A Citizeen é uma aplicação lúdica, intuitiva, rica e pretende ser um meio de educar cidadãos/ãs ativos/as de todas as idades. Em simultâneo, sensibiliza as pessoas para a importância de gerir e preservar as áreas azuis e verdes da cidade, já que áreas naturais de qualidade trazem benefícios ao seu bem-estar e saúde.

Coimbra é a cidade-piloto para a implementação desta ideia inovadora. A Cáritas Diocesana de Coimbra, o MARE-UC e a OWL estão a desafiar as pessoas mais velhas (+65 anos) desta cidade a integrarem o projeto Pharaon e a testarem a aplicação Citizeen. Como integram um ecossistema, também voluntários e cuidadores informais estão a ser convidados a testar esta ideia, porque apenas em comunidade se consegue alcançar o propósito.

Quem estiver interessado em participar neste projeto ou pretender obter mais informações, pode preencher este formulário: EUSurvey – Survey (europa.eu). O Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra fará o acompanhamento e dará o apoio necessário para a utilização desta nova aplicação: Citizeen.