Cáritas Coimbra vê renovado o seu projeto Sem Diferenças: um compromisso contínuo com a igualdade

A Cáritas de Coimbra, através do seu Centro Nossa Senhora da Boa Viagem, tem sido reconhecida pela dedicação e empenho na promoção da igualdade, inclusão e mudança educativa e social. Depois de apresentar a sua 4ª candidatura ao programa Escolhas 9ª Geração, o projeto Sem Diferenças foi novamente aprovado e terá a sua intervenção na Freguesia da Marinha das Ondas, no concelho da Figueira da Foz, à semelhança dos anos anteriores.

O projeto Sem Diferenças tem tido como objetivo central a integração plena das pessoas da comunidade circundante ao Centro Nossa Sra. da Boa Viagem, em funcionamento na Praia da Leirosa, e, que consiste maioritariamente numa população migrante ou em situação de vulnerabilidade. A Cáritas de Coimbra, com a renovação do projeto, reafirma o compromisso para com esta comunidade transformando a sua vida e combatendo a discriminação e o isolamento.

Neste ano letivo, as escolas da Figueira da Foz estão a receber cerca de cem crianças provenientes das comunidades migrantes que habitam na Marinha das Ondas, cujos pais trabalham nas empresas limítrofes. Consolidando o trabalho desenvolvido pelas escolas, o projeto Sem Diferenças irá promover atividades de aquisição de competências e habilidades pessoais, sociais, relacionais e tecnológico-digitais com o intuito de motivar os jovens a continuarem a sua frequência escolar e reduzindo o absentismo característico desta zona.

Nos anos anteriores foi possível contar com um grupo essencial de generosos parceiros, sem os quais seria impossível realizar o trabalho que tem sido feito nas outras edições. São eles: a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, a CPCJ Figueira da Foz, o Agrupamento de Escolas do Paião, a Figueira Domus, o Centro de competências TIC – Soft ciências (Universidade de Coimbra), a Celbi SA e a Microplásticos, SA. Juntam-se a este lote incrível de parceiros, o Instituto Clínico do Mondego que irá contribuir com apoio psicoterapêutico; o CEARTE que será o novo parceiro de formação e que irá lecionar aulas de português à comunidade migrante e ainda a Associação para o planeamento da família – SOS TSH – EME que irá contribuir com um conjunto de práticas dirigido ao público alvo.

A nova edição do projeto Sem Diferenças reforça a dedicação e visão da Cáritas de Coimbra para contribuir para um sociedade que tem igualdade de oportunidades. A organização continuará a trabalhar incansavelmente para superar desafios e criar um impacto positivo duradouro na vida das pessoas que mais precisam.