Cáritas de Coimbra participa em estudo piloto de avaliação de um Sistema de Prescrição de Atividade Física (SPAF)

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou num estudo piloto de avaliação da usabilidade e viabilidade de um Sistema de Prescrição de Atividade Física (SPAF), caracterizado por ser um programa que permite que pessoas mais velhas, com idade igual ou superior a 60 anos, realizem treino físico sob prescrição e monitorização clínica. A ação foi promovida em parceria com a Universidade de Aveiro e surgiu no âmbito do projeto mobilizador ActiVas Ambientes Construídos para uma Vida Ativa, Segura e Saudável.

O estudo piloto foi realizado com vários utentes e colaboradores da Cáritas Diocesana de Coimbra e os resultados obtidos vão contribuir para identificar as melhorias necessárias e, assim, otimizar o SPAF. Este SPAF é uma solução digital que promove o exercício físico, num formato prático de implementar pelos profissionais de saúde, e particularmente pelos fisioterapeutas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a saúde e a funcionalidade das pessoas mais velhas.

O projeto ActiVas constitui uma resposta disruptiva e diversificada aos desafios endereçados pelo envelhecimento da população, um dos maiores desafios das sociedades atuais, ao nível do ambiente e espaços construídos e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização do Portugal2020.