Notícias

Cáritas de Coimbra participa em projeto europeu para promover programas de apoio alimentar sustentáveis

De acordo com a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), das Nações Unidas, cerca de 820 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome crónica, entre as quais 113 milhões enfrentam uma grave insegurança, sendo as estimativas mais adversas devido às consequências da pandemia de COVID-19. Os dados sobre a prevalência da insegurança alimentar na União Europeia indicam que esta aumentou significativamente de 9,4% (2007) para 12,2% (2011), com taxas substancialmente mais elevadas na Europa de Leste, Chipre e Grécia (FAO, 2019). 

Estas estatísticas contribuíram para a criação do projeto SUST-AID – Programas de Apoio Alimentar Sustentáveis na Europa: Educação e Formação Vocacional (VET) para o reforço da execução e capacidade dos programas, desenvolvido pelos seguintes parceiros europeus: The Polish Farm Advisory and Training Centre not-for-profit Sp. z o. o., coordenador do projeto, PROLEPSIS Civil Law Non Profit Organization of Preventive Environmental and Occupational Medicine, Cáritas Diocesana de Coimbra, Federation of Polish Food Banks, ISEKI-Food Association e CSI Center for Social Innovation ltd. 

O SUST-AID irá cobrir as atuais lacunas e necessidades de conhecimento, formação e competências, ao desenvolver e avaliar um programa VET, para melhorar as aptidões e competências de profissionais e voluntários na implementação de programas de apoio alimentar sustentáveis. Os principais objetivos são: 

  • Melhorar a capacidade dos programas de apoio alimentar na Europa, de forma a reforçar a sua qualidade e sustentabilidade, maximizar o seu impacto e a inclusão das populações vulneráveis; 
  • Promover ações em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); 
  • Aumentar os conhecimentos e a aquisição de competências relacionadas com a prática de uma alimentação saudável e sustentável e com a gestão de programas de apoio alimentar, para profissionais e voluntários. 

O SUST-AID tem em consideração a necessidade urgente de reduzir o desperdício alimentar, bem como a importância de implementar práticas sustentáveis de produção e consumo alimentar, em conformidade com os 17 ODS, estabelecidos pelas Nações Unidas, como parte da prestação de ajuda alimentar. 

A consciencialização dos consumidores está a aumentar lentamente, pelo que estamos gradualmente a reduzir o desperdício alimentar. Isto também é influenciado pelo agravamento da situação económica, o que nos obriga a mudar os nossos hábitos. Começámos a fazer compras de forma mais consciente e racional, o que reduziu a quantidade de alimentos que vão para o lixo”, salienta Beata Ciepła, Presidente da Federation of Polish Food Banks – um dos parceiros do projeto SUST-AID. 

Para mais informações sobre o SUST-AID, por favor contacte-nos através do email: office@farm-advisory.eu.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional