Já são conhecidos os vencedores da 3ª Edição do Concurso Literário de Prosa e Poesia do CCI

Numa cerimónia repleta de emoção, a Biblioteca do Centro Comunitário de Inserção (CCI), pertencente à Cáritas Diocesana de Coimbra, realizou a entrega de prémios da 3ª edição do seu Concurso Literário de Prosa e Poesia. O evento, que teve lugar no dia 25 de novembro, contou com a presença entusiasmada de vários participantes do concurso, das suas famílias e ilustres convidados, incluindo dois membros do júri.

O júri desempenhou um papel crucial ao analisar os 58 trabalhos recebidos, divididos entre 32 de poesia e 26 de prosa. Os dois membros presentes, Professor Doutor João da Costa Domingues (FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Dra. Assunção Ataíde (Presidente da APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra) anunciaram os vencedores e entregaram os prémios das modalidades de poesia e prosa, respetivamente. Os restantes membros do júri, a Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro e a vereadora Dr.ª Ana Cortez Vaz não puderam comparecer na cerimónia por motivos de agenda profissional.

Na categoria de prosa, o grande vencedor do 1º prémio foi Tiago Passão Salgueiro, que encantou o júri com “As peripécias de um mascate por terras de Guadiana” sob o pseudónimo João Cristino de Gusmão. Olinda Pina Gil conquistou o 2º prémio com a envolvente narrativa “A fotografia” (Pseudónimo: Rosa de Outono), enquanto Fridolim Kamolakamwe Correia recebeu uma Menção Honrosa pelo notável trabalho intitulado “Em meu peito cumprimentam-se aranhas” (Pseudónimo: Giacoppo Di Stephano).

Na modalidade de poesia, Maria Antónia Gomes conquistou o 1º prémio com a poesia tocante “Lembranças esfarrapadas” (Pseudónimo: Mary), enquanto Benilde Gaião foi premiada com o 2º prémio por sua poesia reflexiva “Autorretrato” (Pseudónimo: Aurora B.).

Nesta 3ª edição, os premiados foram agraciados com cabazes repletos de produtos locais provenientes do comércio da Baixa de Coimbra, fortalecendo os laços entre a comunidade e o comércio local. A Cáritas Diocesana de Coimbra expressa sua sincera gratidão aos estabelecimentos comerciais locais que generosamente apoiaram o evento, tornando possível a realização desta edição tão especial do concurso literário: A Camponeza; A de amor; Café da Sofia; Casa Santa Isabel; Cerâmica Antiga de Coimbra; Chocolataria Equador; Coisas da Lena; Cosmética da Sofia; Da Serra à Cidade; Ergovisão; Farmácia; Rodrigues e Silva; Farmácia Universal; Garrafeira Baga; Herança do Passado; Loja da Carmen; Love Craft; Mac Molduras; Mercado Território Brasil; Sabores do Douro; Trouxa-Moucha.

A comunidade aguarda ansiosamente pela próxima edição, na certeza de que continuará a revelar talentos e a fortalecer vínculos entre a Baixa de Coimbra, o Centro Comunitário de Inserção e a sociedade.