Projeto inovador de Literacia Digital para pessoas mais velhas apresentado a estudantes do ensino superior
No decorrer dos meses de abril e maio, a Cáritas Diocesana de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes promoveram 4 eventos de apresentação do projeto DigiLife – Digital Life Learning (em português, Literacia digital ao longo da vida) junto de estudantes do ensino superior. As sessões decorreram na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Instituto Superior Miguel Torga e na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Este projeto pretende desenvolver um conjunto de ferramentas (toolkit) e sessões de formação, com o intuito de aumentar as competências digitais dos adultos mais velhos, com a colaboração ativa de jovens universitários, em troca do reconhecimento de microcredenciais e de uma experiência de «trabalho real».
Durante as sessões foram apresentados os principais objetivos, metodologias a aplicar e as próximas ações a dinamizar na implementação do piloto português, em Coimbra. No final de cada sessão, a Cáritas Coimbra e o IPN, iniciaram o processo de recrutamento.
O #DigiLife terá a duração de 26 meses, financiado pelo Programa Erasmus+: KA220-ADU – Parcerias para a Cooperação em Educação de Adultos, da Comissão Europeia, e conta com 6 parceiros europeus: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Instituto Pedro Nunes (Portugal), Plataforma del Voluntariado (Espanha), People Behind (Grécia), Università Degli Studi Di Roma Tor Vergata (Itália) e a Fondazione Garagerasmus (Itália), entidade coordenadora do projeto.