Ucrânia | 1 Ano de Ajuda Humanitária

Para assinalar um ano desde o início da guerra na Ucrânia, a Cáritas Portuguesa apresentou um comunicado onde informou o trabalho que a Cáritas está a realizar. O comunicado está acessível no site da Cáritas Portuguesa, em: https://caritas.pt/2023/noticias-principais/ucrania-1-ano-de-ajuda-humanitaria/.

A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa aqui a informação partilhada pela Cáritas Portuguesa:

“Reconstruir e Restaurar a Esperança”

Um ano de conflito na Ucrânia

24 de fevereiro de 2023

Todos temos hoje uma maior consciência da nossa vulnerabilidade ​​e da nossa interdependência como uma família humana. O impacto do conflito na Ucrânia continua a ultrapassar as fronteiras do país e da região da Europa, afetando pessoas e países em todo o mundo.

Quando por um lado havia pessoas e famílias inteiras a viver a destruição das suas casas, outras imediatamente abriram as suas portas para receber aqueles que haviam perdido tudo. Em todo o mundo, houve gestos de solidariedade para com as vítimas permitindo um apoio humanitário que se prolonga tanto quanto o conflito.

A Confederação Cáritas, na qual a Cáritas Portuguesa se inclui, continua a responder ao seu compromisso de promover uma abordagem baseada nos direitos humanos para garantir que todas as pessoas afetadas por conflitos armados e violência se sintam seguras, protegidas, acolhidas e respeitadas.

Estamos a trabalhar para que milhões de pessoas que sofrem como resultado desta guerra, possam ter uma perspetiva de recuperação do seu país e, acima de tudo, nunca percam a esperança. Acreditamos que todas as pessoas têm direito a um lugar onde não estão sozinhas ou excluídas, mas pertencem a uma comunidade.

“Como organização, continuamos a responder às necessidades básicas, como comida, água, higiene, necessidades de abrigo. Também estamos a trabalhar em atividades de simples de recuperação de casas, aconselhamento e a apoio psicossocial tanto para adultos quanto para crianças. Este foi um ano muito difícil que mudou a vida de milhões de ucranianos, mas foi também um ano de muita generosidade, esperança, fé e amor. Como Cáritas Ucrânia acreditamos que somos no terreno a expressão de tudo isto. Somos os corações, as mãos, os braços de todos os que nos ajudam a concretizar este trabalho.” Tetiana Stawnychy presidente da Cáritas Ucrânia.

A Cáritas Portuguesa mantém o seu empenho de colaboração através da Caritas Internationalis no apoio à Cáritas na Ucrânia, nos países vizinhos e também no apoio às famílias deslocadas em Portugal. Até ao momento foi possível responder com um total de 400 mil euros para o apoio nestas três vertentes assumidas desde o início do conflito, mas o trabalho não terminou.

“Continuamos empenhados no apoio à Ucrânia nesta fase em que o apoio humanitário continua a ser uma emergência, mas estamos também conscientes de que muito do trabalho da rede Cáritas será necessário na fase de reconstrução e não perdemos isso de vista na nossa forma de olhar para o papel da Cáritas Portuguesa nesta intervenção.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

A Cáritas Portuguesa continua a receber donativos de todos os que queriam fazer parte desta resposta de emergência e de futuro para garantir a todos os que são vítimas deste conflito um horizonte que é feito de Esperança, mas acima de tudo que é feito de Dignidade Humana.

Mais informações sobre a ação da Cáritas Portuguesa em: www.caritas.pt/ucrania

Fotos: https://www.flickr.com/photos/caritasportuguesa/albums/72177720306166482