Projeto IDEAHL apresenta resultados positivos no Parlamento Europeu
O projeto IDEAHL reuniu pela última vez neste que foi um evento de alto nível realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O encontro, que decorreu entre 6 e 7 de março de 2024, marcou a fase final do projeto. Na oportunidade foram convidadas autoridades e os parceiros reuniram-se para expressar os resultados finais e as experiências de implementação em diferentes mesas temáticas.
Entre os vários pilotos que decorreram em toda a Europa, o piloto de Coimbra, que estava ao encargo da Cáritas Diocesana de Coimbra, foi um dos quatro selecionados para ser apresentado no evento final. Em representação da instituição conimbricense estiveram Bruna Franceschini e Maria Inês Santos, do Departamento de Inovação, que apresentaram o contexto e os resultados deste piloto.
O projeto IDEAHL foi desenvolvido com o intuito de melhorar os resultados de saúde, investindo na capacitação da população para melhor gerir a sua saúde e reforçar a interação entre cidadãos/as e profissionais de saúde, através de ferramentas e iniciativas digitais. O principal objetivo foi a capacitação de todas as pessoas na utilização de ferramentas digitais para assumirem um papel mais ativo na gestão da sua própria saúde.
No último dia, o consórcio do projeto não perdeu a oportunidade para reunir e, em conjunto, discutir os últimos pontos pendentes e definir os próximos passos para a exploração do projeto e dos seus resultados.
Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto IDEAHL ‘Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living’, sob o contrato de subvenção nº 101057477.