Notícias

Terceira reunião de revisão do projeto Pharaon com a Comissão Europeia

Nos dias 20 e 21 de março, decorreu a terceira reunião de revisão do projeto Pharaon com a Comissão Europeia. A tão aguardada reunião teve lugar em Florença e a Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença enquanto entidade parceira do projeto, fazendo-se representar por Elisabete e Bruna Franceschini do Departamento de Inovação.

Enquanto responsável pela tarefa da Ética neste projeto, a Cáritas Coimbra teve a importante função de, no primeiro dia, apresentar os desenvolvimentos realizados ao longo do último ano no âmbito da ética.

Já no segundo dia, foi a vez de apresentar os resultados da intervenção do piloto português. Este piloto está dividido entre duas organizações, a Cáritas Coimbra e a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA). Além destas duas entidades, esteve ainda presente a Glintt, enquanto parceiro tecnológico.

Neste último dia, a Cáritas Coimbra, em conjunto com SCMA e a Glintt, realizou uma demonstração prática dos serviços e tecnologias aplicadas durante o período do piloto português. Apresentaram a aplicação (app) Sentab e a forma como esta potenciou a interação social entre as pessoas mais velhas das organizações, bem como com os cuidadores formais e informais, voluntários e prestadores de serviços. Para promover um ambiente seguro e confortável para os adultos mais velhos, apresentaram a GlobalCare, demonstrando como se incluiu esta tecnologia no Serviço de Apoio Domiciliário, com a perspetiva de uma intervenção holística e integrada entre os serviços já prestados. Também com este objetivo, foi integrada a app Zensi. Esta app permite não só monitorizar o sono, como detetar possíveis quedas e/ou acidentes, caso, durante a noite, a pessoa saia da cama e não regresse no tempo expectável. Por fim, potenciando a participação na comunidade, foi ainda apresentada a app Citizeen, uma app que pretende devolver os espaços verdes e azuis à comunidade e que também promove a participação social, através de ações de ciência cidadã e a preservação da natureza. Nesta app é possível que os cidadãos identifiquem locais de interesse e a biodiversidade e, além disso, podem ainda reportar problemas que encontrem nestes espaços.

Os próximos passos para o piloto português passam por: concluir a intervenção dos pilotos, aplicando as estratégias de saída delineadas; analisar todos os dados recolhidos ao logo do estudo; e desenhar as boas práticas e conclusões do estudo.

O projeto Pharaon recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, sob o contrato de subvenção nº 857188.

 

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional