FISIOTERAPIA EM MEIO AQUÁTICO

A fisioterapia em meio aquático consiste na utilização de técnicas específicas adequadas ao meio aquático, ou seja, usufruindo dos efeitos da imersão e das propriedades físico-químicas da água. Pode ser realizada individualmente ou em grupo, como forma única de tratamento ou como terapia combinada. A Fisioterapia em meio aquático, inclui componentes terapêuticas, instrutiva e lúdica recreativa.
Podem ser uma ferramenta terapêutica em condições músculo esquelética (entorses, fraturas, pré e pós cirúrgicos, dores em diferentes regiões da coluna, fibromialgia), neurológica (AVC, paraplegia, Paralisia Cerebral, atraso do desenvolvimento motor) e em condições do sistema cardiorrespiratório.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
• Fortalecimento muscular;
• Alívio da dor;
• Estimulação do equilíbrio e coordenação;
• Redução do espasmo muscular;
• Manutenção ou aumento das amplitudes articulares;
• Melhoria da flexibilidade;
• Manutenção ou aumento da resistência muscular à fadiga;
• Facilitação na execução de movimentos difíceis ou impossíveis de serem concretizados fora de água;
• Diminuição das forças compressivas nas articulações pela menor ação do peso corporal (ação da força de flutuação);
• Reeducação da marcha;
• Promoção do relaxamento e de sensação de bem-estar.